Praça de Nossa Srª Auxiliadora

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Praça de Nossa Senhora Auxiliadora está localizada entre a Rua Osvaldo Alves Marinho e a Rua Almir Jáder Rocha, no Bairro de Nossa Srª de Fátima, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Praça de Nossa Senhora Auxiliadora, em 2018.

Essa pequena praça é classificada como praça seca, possuindo uma baixa circulação de usuários.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A nomenclatura desse importante equipamento público foi definida na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei municipal nº 1.255, de 13 de novembro de 2016.

A SUA CONSTRUÇÃO E A SUA UTILIDADE:

No passado, nos dias em que ocorriam os jogos no Estádio Municipal Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, muitas pessoas gostavam de assistir as partidas em uma grande pedra existente na subida da ladeira que dá acesso ao Bairro de Nossa Srª de Fátima.

Imagem da pedra existente nas proximidades do Estádio Municipal Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto.

Essa pedra, que possuía uma grande dimensão e de longe podia ser percebida por quem passava em suas proximidades, era utilizada também como local publicitário, tornado-se facilmente uma das referências do local.
Nos primeiros meses de 2016, quando essa propriedade foi finalmente loteada por seu proprietário, o Sr. Juraci Mesquita Rocha, o local dessa pedra foi separado dos outros lotes com a finalidade de ser construída uma pequena praça.
Alguns meses depois dessa doação, consciente de que demoraria anos até ser construída pelo poder público, por conta de sua devoção religiosa resolveu bancar o serviço de edificação da praça.

“Denominada de Praça de Nossa Senhora Auxiliadora, o local, que leva o nome da santa, é uma homenagem do Sr. Juraci Mesquita Rocha, conhecido empresário do ramo imobiliário. Segundo nos conta a sua filha, Ana Jarvis Mesquita, ‘o projeto estava sendo elaborado há vários anos, e finalmente saiu do papel para prática, as obras já estão 90% prontas e logo deverá ser inaugurada com a entronização da santa homenageada, a qual meu pai é devoto e rende a ela graças pelas vitórias alcançadas na vida’.” (Realizando sonho: Homem constrói praça em Boa Viagem com recursos próprios. Disponível em http://sertnews.com.br/artigo/realizando-sonho-homem-constroi-praca-em-boa-viagem-com-recursos-proprios20180214132842.html. Acesso no dia 14 de fevereiro de 2018)

Depois de construída o espaço da praça valorizou ainda mais o local, que antes era visto como inabitável devido aos inúmeros espaços em declive, que foram restaurados graças ao empresário do ramo imobiliário, que vendia terrenos na proximidade e fez a doação do terreno.

Imagem da Praça de Nossa Srª Auxiliadora, em 2018.

Essa pequena praça está localizada em um dos pontos mais altos da cidade, possuindo uma visão bastante privilegiada do Bairro Centro.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo Municipal.
Água: Não.
Altitude: 306 mts.
Área: 400m².
Coordenadas: (S) 05º 08′ 05.2″ (W) 039º 43′ 55.6″.
Classificação: Praça seca.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132 / 88.3427-2429 / 88.3427-2543.
Pavimento: Blocos de concreto.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Situação:
Tipo: Pública.
Vigilância: Não

2 ideias sobre “Praça de Nossa Srª Auxiliadora

  1. Pingback: Bairro de Nossa Srª de Fátima | História de Boa Viagem

  2. Pingback: AS PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta