Praça da Infância

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Praça da Infância tem a sua entrada principal localizada na Rua Francisco Alves de Sousa, s/nº, esquina com a Rua Zeneida Vieira Bruno, no Loteamento Dr. César Cals de Oliveira, no Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Praça da Infância, em 2018.

Estando localizada em um dos bairros de periferia dessa cidade, essa praça é classificada como praça seca, possuindo uma baixa circulação de pedestres.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa praça ainda não recebeu uma nomenclatura oficial como referência para os moradores de sua vizinhança.

A SUA CONSTRUÇÃO E A SUA UTILIDADE:

Os recursos que garantiram a construção desse importante equipamento foram conseguidos nos últimos meses de 2016, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, em uma parceria que foi firmada com o Governo do Estado na administração do Governador Camilo Sobreira de Santana.

Imagem da Praça da Infância, em 2018.

A sua construção é fruto do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.

“A infância é uma das prioridades do Governo do Ceará, que vem investindo em políticas públicas para as nossas crianças. Somente neste ano, dentro das ações do Programa Mais Infância Ceará, o Estado já entregou oito brinquedo-praças em cidades do interior… explica Onélia Leite.” (Disponível em http://www.ceara.gov.br/2017/06/01/governo-do-ceara-autoriza-construcao-da-praca-mais-infancia-de-pentecoste/. Acesso no dia 17 de janeiro de 2018)

Embora o recurso tenha sido garantido nos últimos meses de 2016, o seu projeto de construção passou por algumas alterações devido as condições do terreno, que necessitou de um muro de contenção, conforme informação publicada no dia 3 de agosto de 2017 no caderno 2/2, série 3, ano IX, nº 146, do Diário Oficial do Estado:

“O ESTADO DO CEARÁ, através da SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – STDS, inscrita no CNPJ nº 08.675.169/0001-53, com sede nesta Capital, na Rua Soriano Albuquerque nº 230, e a Empresa SALINAS EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA., inscrita no CNPJ Nº 73.694.788/0001-57, estabelecida na Rua Dom Pedro II, 599, 2º andar, Sala 07 – Bairro Centro – Crateús/CE, RESOLVEM firmar o presente Termo Aditivo ao Contrato acima referido, decorrente da Licitação Pública Nacional – LPN Nº 20160006/STDS/CCC, homologado pela Autoridade Competente, realizado nos termos do Contrato de Empréstimo nº 3408/OC-BR, firmado entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, conforme faculta o § 5º do Art. 42 da Lei nº. 8.666/93 e suas alterações subsequentes e do Processo nº 4067992/2017. OBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo de valor ao Contrato nº 034/2017 a partir da construção do muro do arrimo proposto para a Praça Mais Infância – Boa Viagem, conforme informações prestadas pelo DAE, inclusive Planilha Resultante Aditivo, bem como Memorial de Cálculo e Planta Baixa fornecidos pela Empresa SALINAS EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA., devidamente acostadas aos autos. VALOR: A execução do presente aditamento importará acréscimo de serviços no valor de R$ 197.009,02 (cento e noventa e sete mil, nove reais e dois centavos) no valor do contrato, que correrá por conta das dotações orçamentárias.”

Essa praça teve a previsão para ser inaugurada em 2018, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, e servindo como extensão das atividades da Creche Proinfância Professora Maria Rosary Pereira.

Imagem da Praça da Infância, em 2018.

A praça é um espaço público adequado ao desenvolvimento infantil, composta por playgrounds, quadra poliesportiva, brinquedos temáticos e interativos, áreas de convivência, bicicletário e espaços cobertos de multiusos, onde poderão ser realizadas atividades artísticas e culturais, educacionais e de lazer.

“A Obra está sendo construída em Boa Viagem no Bairro Recreio desde 2016, e já está prestes a ser concluída, segundo Camilo, a previsão de entrega é dezembro de 2017. A brinquedo-praça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é todo cercado e com área de 200m², contemplado com brinquedos como casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e escorregador com balanço triplo.” (Disponível em http://sertnews.com.br/artigo/governo-do-estado-em-breve-inaugura-praca-mais-infancia-em-boa-viagem20170912130849.html. Acesso no dia 17 de janeiro de 2018)

Esse programa tem como objetivo fortalecer o diálogo intersetorial do Estado com os seus Municípios; promovendo a rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; construindo e reformando espaços públicos para o desenvolvimento infantil, além de fomentar a parceria público-privada.
Embora essa área da cidade tenha sido bastante valorizada com a construção dessa praça, os moradores de suas cercanias ainda sofrem com o básico, que é a falta de pavimento nas ruas.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo Municipal.
Água: Não.
Altitude: 304 mts.
Área:
Coordenadas: (S) 05º 06′ 56.3″ (W) 039º 44′ 16.5″.
Classificação: Seca.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132.
Pavimento: Blocos de cimento nas cores vermelho e cinza.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Pública.
Vigilância: Sim.

3 ideias sobre “Praça da Infância

  1. Pingback: AS PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Creche Proinfância Profª. Maria Rosary Pereira | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Aline Cavalcante Vieira | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta