História do Distrito de Massapê dos Paés

A FORMAÇÃO HISTÓRICA E POLÍTICA DO DISTRITO:

O Distrito de Massapê dos Paés é o conjunto de quinze comunidades rurais que anteriormente pertenciam ao Distrito de Ibuaçu, estando localizado no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do centro da vila de Massapê dos Paés, em 2016.

Esse Distrito foi criado através da lei municipal nº 761, de 4 de setembro de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, e o povoado de Massapê dos Paés, por sua maior capacidade de desenvolvimento econômico e social, foi elevado a condição de vila, dando nome ao Distrito.
Nesse mesmo dia, por meio da lei nº 762, a Vila de Massapê dos Paés teve a sua zona urbana delimitada e o Distrito os seus limites regulamentados.
Sobre os primeiros habitantes dessa pequena vila o livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender” nos dá a seguinte informação:

“A fundação do povoado se deu por volta de 1850. A família Paé cresceu e foi surgindo uma nova geração. Foram chegado outras pessoas, formando assim novas famílias.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 23)

A ETIMOLOGIA DE SEU TOPÔNIMO:

O topônimo que designa o nome do Distrito de Massapê dos Paés é fruto da junção de duas palavras, sendo a primeira o “massapê”, um tipo de solo existente nessa região, que é uma terra fértil, argilosa e de cor escura.
Já a segunda palavra, “Paé”, é a corruptela da palava “pai é”, e se refere a uma pequena história que explica essa corruptela e foi registrada no livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender”, onde colhemos a seguinte informação:

“Há muito tempo, uma índia se perdeu de sua aldeia Tupinambá, que se localizava em Sobral. Esses índios tupi-guaranis tinham muito medo de cachorro. Certo dia, um grupo de caçadores que ali passava levava consigo vários cães. Assustados, os índios fugiram, alguns em direção a Fortaleza; outros, a Serras da Matas, em Monsenhor Tabosa. A índia, dias e dias perdida na mata, foi encontrada por um caçador que a levou consigo para casa. Chegando lá, seu filho, José Nascimento, veio a se interessar por ela, desposando-a. Quando nasceu a filha, ele negou a paternidade, pois alegava não ser pai de uma criança tão feia. A índia chorou e disse-lhe: ‘nega porque quer, mas pai é, pai é e pai é!’ Anos depois ele assumiu a criança, e juntos vieram pelas matas, até que chegaram a uma terra do mais puro barro vermelho, denominado massapê. Ali, eles resolveram construir uma casinha de taipa para morarem e denominaram esse lugar de ‘Massapê dos Paés’.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 22- 23)

3 ideias sobre “História do Distrito de Massapê dos Paés

  1. Pingback: Distrito de Massapê dos Paés | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Ozeas Alves Facundo | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Manoel Rodrigues Paé | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta