Diva Antero da Silva

Diva Antero da Silva nasceu no dia 9 de fevereiro de 1943 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Manoel Antero da Silva e de Porcina Luíza dos Santos.
Os seus avós paternos se chamavam Antero José da Silva e Maria Rachel do Espírito Santo, já os maternos eram Alexandre José dos Santos e Luíza Maria do Espírito Santo.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Pedra Branca, nas proximidades da vila do Ibuaçu, onde passou os primeiros anos de sua infância.

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 28 de novembro de 2017)

Pouco tempo depois os seus passaram a residir na localidade de Barra das Aroeiras, nas proximidades da vila de Boqueirão, onde o seu pai adquiriu uma pequena propriedade.
No dia 31 de outubro de 1963, teve o seu nome referendado ao batismo pela assembleia de membros da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, recebendo esse sacramento pelas mãos do Rev. Francisco Souto Maior.
No dia 30 de novembro de 1977, juntamente com os seus familiares, partilhou da notícia do inesperado falecimento de uma de suas irmãs, Salomé Antero de Oliveira, que faleceu aos 36 anos de idade por conta de uma descarga elétrica de um raio.
Mais tarde, no dia 19 de novembro de 1983, foi a vez de partilhar com os seus familiares a dor da perda de sua mãe, que faleceu por conta de um câncer de útero pouco tempo depois de completar 67 anos de idade.
Muitos anos depois, no dia 25 de maio de 1994, foi a vez de lamentar a perda de seu pai, que faleceu quando estava prestes a completar 97 anos de idade.

2 ideias sobre “Diva Antero da Silva

  1. Pingback: Manoel Antero da Silva | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Porcina Luiza dos Santos | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta