Cemitério dos Inocentes da Fazenda Nova

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Cemitério dos Inocentes da Fazenda Nova é uma necrópole particular, classificada como rural, que está localizada nas proximidades do povoado de Fazenda Nova, dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem, distante 27 quilômetros da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Cemitério dos Inocentes da Fazenda Nova, em 2018.

Um cemitério, ou necrópole, é um lugar onde são sepultados os cadáveres humanos, e na maioria dos casos também são lugares de prática religiosa.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa necrópole, até os dias de hoje, ainda não possui uma nomenclatura regulamentada pelo poder público, sendo conhecida por esse nome pelos moradores dessa região.

A SUA HISTÓRIA:

No passado, antes da construção do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, às mulheres que davam à luz em suas próprias casas muitas vezes perdiam os seus infantes.
Nessa época, diante do grande número de mortes de crianças, era comum existir em uma localidade rural um pequeno espaço para o sepultamento de bebês, que a crendice popular costuma chamar de “anjos”.
Nos últimos anos, diante da proximidade com o Cemitério da Vila de Nossa Senhora do Livramento, da mudança de algumas famílias dessa região e da diminuição dos partos sendo realizados em casa, esse pequeno cemitério vem sendo esquecido pela comunidade, que costuma receber poucas visitas anualmente no 2 de novembro, dia de finados.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

As principais características do Cemitério dos Inocentes da Fazenda Nova, no Distrito de Boa Viagem, são as seguintes:

Administração: Particular.
Altitude:
Área:
Contato:
Coordenadas:
Propriedade:
Tipo: Particular.

2 ideias sobre “Cemitério dos Inocentes da Fazenda Nova

  1. Pingback: OS CEMITÉRIOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Fazenda Nova | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta