Capela de São Francisco de Assis – Melancias

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São Francisco de Assis, em Melancias, está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga, distante ?? quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Capela de São Francisco, em Melancias, em 2013.

Imagem da Capela de São Francisco, em Melancias, em 2013.

Anualmente, seguindo o calendário litúrgico da Igreja Romana, essa comunidade costuma celebrar às festividades de seu padroeiro no dia 4 de outubro, estando sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá.

“Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, em 1181 ou 1182 e falecido no dia 3 de outubro de 1226, foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. No dia 17 de setembro de 1224 aconteceu o fenômeno religioso em que São Francisco recebeu suas chagas nas mãos e nos pés. Ele estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado. No encontro místico ao ouvir de Cristo as palavras: ‘Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas’. Desde aquele momento, o jovem dedicou-se a cumprir sua missão, renunciando as riquezas.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores.
Algum tempo depois, desejando possuir um local de adoração, a comunidade angariou recursos para sua construção, algo que foi coordenado pelo Sr. Francisco Modesto Sampaio.
Com o termino de sua edificação, ela foi solenemente inaugurada no dia 6 de fevereiro de 1977, no paroquiato do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros:

“Com uma missa celebrada pelo Padre Paulo de Almeida Medeiros e celebrada pelo Frei Luiz Ponciano Celestino (Frei Almeida), a capela dessa localidade foi inaugurada no dia 6 de fevereiro de 1977.” (NASCIMENTO, 2002: p. 101)

Mais tarde, depois de construída, segundo Luzineide Martins Monteiro, essa igreja tornou-se referência de encontro para os moradores da localidade com os moradores das localidades vizinhas.

“A igreja não é grande, mas é um lugar de muita fé. Na época em que a construíram, era muito frequentada por pessoas de localidades vizinhas, tais como: Ramadinha, Japão, Cachoeira dos Vales, que hoje já possuem suas igrejas.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA. 2007: p. 110)

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade nunca possuiu condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. Francisco Modesto Sampaio.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de São Francisco de Assis possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de São Francisco de Assis, em Melancias, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de São Francisco de Assis, em Melancias, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1597 (Casa Paroquial);
  2. 88.3427-2141 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

3 ideias sobre “Capela de São Francisco de Assis – Melancias

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Capela de Santa Clara de Assis – Japão | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta