Capela de Santa Clara de Assis – Japão

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Santa Clara de Assis, no Japão, está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga, distante 28 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Capela de santa Clara de Assis, no Japão, em 2013.

Imagem da Capela de Santa Clara de Assis, no Japão, em 2013.

Anualmente, seguindo o calendário litúrgico, a comunidade do Japão costumar celebrar às festividades de sua padroeira no dia 11 de agosto, estando sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá.

“Clara de Assis foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara, ou Ordem das Clarissas. Ela pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores ou nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Gonçalo Bezerra do Vale.
Nesse período as manifestações religiosas do povo dessa região dependiam da programação das capelas das localidades vizinhas, dentre elas a Capela de São Francisco de Assis, em Melancias.

“A igreja não é grande, mas é um lugar de muita fé. Na época em que a construíram, era muito frequentada por pessoas de localidades vizinhas, tais como: Ramadinha, Japão, Cachoeira dos Vales, que hoje já possuem suas igrejas.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA. 2007: p. 110)

Percebendo a necessidade de um local apropriado para adoração o Sr. Alberto Lima dos Santos, que foi incentivado pelo Sr. José Leite, resolveu doar uma pequena propriedade para formação do patrimônio da Capela de Santa Clara de Assis, padroeira de sua devoção.
Algum tempo mais tarde, nos últimos meses de 2004, depois de várias campanhas de arrecadação, no paroquiato do Mons. Luiz Orlando de Lima, ela foi solenemente inaugurada reunindo grande número de devotos.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade nunca possuiu condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. José Leite.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Santa Clara de Assis possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Santa Clara de Assis, no Japão, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Santa Clara de Assis, no Japão, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1597 (Casa Paroquial);
  2. 88.3427-2141 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da Silva. Japão. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/japao/. Acesso no dia 5 de março de 2020.

2 ideias sobre “Capela de Santa Clara de Assis – Japão

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: AGOSTO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta