AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Essa pequena praça estava localizada na margem da Rodovia Estadual CE-168, que recebe o nome urbano de Rua Balbina Almeida Vieira, s/nº, no Bairro de Nossa Srª de Fátima, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa praça, que era classificada como praça jardim, possuía uma baixa circulação de usuários.
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
Essa praça nunca recebeu nenhum tipo de nomenclatura oficial como referência para os seus moradores, fato que comprova o nível de desleixo de algumas administrações com os equipamentos públicos espalhados pelos bairros da cidade.
A SUA CONSTRUÇÃO E A SUA UTILIDADE:
Esse equipamento público foi construído pelo Governo Municipal na administração do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, nos últimos meses de 1987.
Quando ela foi edificada tinha o propósito de reunir os moradores do bairro, principalmente àqueles que não tinham um televisor em suas casas, servindo como mais uma opção de lazer para os jovens.
Depois disso, seguidas administrações desprezaram esse equipamento público, tornando-a invisível para os moradores do bairro, que aos poucos passaram a lhe danificar.
Por fim, em 2006, novamente na gestão do Prefeito José Vieira Filho, a vizinhança, que passou a construir de forma irregular sobre as calçadas e a via pública, sentiu-se incomodada com a movimentação e o barulho que havia na praça.
Alegando esse motivo, por conta própria, os moradores das proximidades da praça demoliram os seus bancos e o piso, deixando apenas o local onde havia um televisor e a Prefeitura de Boa Viagem, que sempre se mostrou omissa, nada fez para impedir e punir os responsáveis por esse grave ato de vandalismo.
AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
Acessibilidade: Não.
Administração: Governo Municipal.
Água: Não.
Altitude: 301 mts.
Área: Indefinida.
Coordenadas: (S) 05º 07′ 56.4″ (W) 039º 43′ 29.8″.
Classificação: Praça jardim.
Iluminação: não.
Informações: 88.3427-1132.
Pavimento: Concreto.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Situação: Desativada.
Tipo: Pública.
Vigilância: Não.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Bairro de Nossa Srª de Fátima | História de Boa Viagem
Pingback: PRAÇAS | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Antônio de Melo Paiva | História de Boa Viagem