Paulo César Silva nasceu no dia 15 de dezembro de 1981 no Município de Cruzeiro, que está localizado entre o Vale do Paraíba e o Litoral Leste do Estado de São Paulo, distante 220 quilômetros da capital paulista, sendo filho de Otaciano Cândido da Silva e de Elza Pereira da Silva.
Nos primeiro meses de 1985 passou a residir na cidade de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, onde viveu a maior parte de sua vida e construiu a base de sua carreira acadêmica.
Em 1989, aos 7 anos de idade, iniciou os seus estudos na primeira série do Ensino Primário na Escola Municipal Profª Elizabel Maria Gomes Sales, interrompendo a sequência do ensino regular em 1995 na sexta série.
Posteriormente, nos últimos meses de 2008, conseguiu concluir essa etapa de estudos por meio do ENCCEJA – o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Depois disso, avançando para o Ensino Médio, foi matriculado na Escola Adventor Divino de Almeida até que, no fim de 2016, depois de prestar o ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio, conseguiu aprovação e foi certificado pelo IFMS – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
No ano seguinte, em 02 de outubro, ingressou no curso de Licenciatura em História da UNISA – a Universidade Santo Amaro, concluindo essa etapa no dia 29 de junho de 2021.
“Sou um historiador graduado pela Universidade Santo Amaro (UNISA), com registro CRP 0000132/CE, pesquiso a história local, com ênfase nos aspectos socioculturais e econômicos. Eu tenho grande interesse nas áreas de História Regional do Nordeste e História Local dos Inhamuns, com ênfase nas rupturas e continuidades dos processos evolutivos em relação à história social, religiosa e econômica. (SILVA, 2023: Disponível em https://sites.google.com/view/historiando-os-inhamuns/apresenta%C3%A7%C3%A3o?authuser=0. Acesso no dia 4 de novembro de 2024)
Antes disso, aos 18 anos, em 26 de agosto de 2000, casou-se com Luciana Gomes da Silva, desta união nasceram dois filhos, César Augusto Gomes da Silva, em 10 de dezembro de 2003 e Ana Isabel Gomes da Silva, em 02 de maio de 2011, todavia, por deserção irreversível do cônjuge, divorciou-se em fevereiro de 2016.
Nessa época conheceu Nivânia Scarcela Soares, também divorciada, passando a residir na cidade de Tauá, na região dos Inhamuns, distante pouco mais de 337 quilômetros da cidade de Fortaleza, assumindo um novo relacionamento conjugal no dia 07 de julho de 2021.
Nessa cidade participou da fundação da APCD – a Associação de Pessoas com Deficiência de Tauá, desenvolvendo também valiosa atividade de pesquisa em favor do registro da história dos Municípios da região dos Inhamuns, algo que lhe referendou a participar como sócio efetivo da Academia Tauaense de Letras, onde foi o seu 9º presidente.
“Como membro titular e presidente da Academia Tauaense de Letras (ATL), eu me dedico a incentivar a leitura e a escrita por meio de palestras, bate-papos e aulas de campo em escolas públicas e particulares. Também sou membro titular dos Conselhos de Políticas Culturais e do Conselho Municipal de Preservação Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Tauá, onde atuo ativamente nas demandas relacionadas à literatura e a preservação e reconstrução da memória e da história do nosso Município.” (SILVA, 2023: Disponível em https://sites.google.com/view/historiando-os-inhamuns/apresenta%C3%A7%C3%A3o?authuser=0. Acesso no dia 4 de novembro de 2024)
Em 2023, graças ao seu grande envolvimento social em favor do desenvolvimento de Tauá, foi reconhecido com o título de cidadania pela Câmara Municipal de Vereadores.
Nessa cidade, sendo cristão professo de confissão protestante, constitui-se em um dos pilares do ensino na Igreja Presbiteriana daquela cidade.
BIBLIOGRAFIA:
- SILVA, Paulo César. Cococi no Sertão dos Inhamuns: Uma breve história do século XVIII ao XXI. Tauá: UICLAP, 2021.
- SILVA, Paulo César. Potentados das Ribeiras do Jaguaribe: Feitosas e Montes, duas famílias pastoris deflagram um dos maiores conflitos por terras no interior do Ceará setecentista. Tauá: UICLAP, 2022.
- SILVA, Paulo César. Tauá uma breve história: Do século XVIII ao XXI. Tauá: UICLAP, 2023.
- SILVA, Paulo César. Apresentação. Disponível em https://sites.google.com/view/historiando-os-inhamuns/apresenta%C3%A7%C3%A3o?authuser=0. Acesso no dia 4 de novembro de 2024.
- SILVA, Paulo César. Breve história do presbiterianismo no Ceará: Das missões estadunidenses à contemporaneidade. Tauá: UICLAP, 2024.
Pingback: Paulo César Silva (Bibliografia) | História de Boa Viagem