AS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O AUTOR:
Nome: Maurício Manoel Amazonas dos Santos.
Formação: Bacharel em Teologia / Bacharel em Ciências Sociais / Mestre em Ciências da Religião.
Biografia
A BIBLIOGRAFIA:
1º) TITULO: PREGAÇÕES DO JARDIM.
RESENHA: Essa obra, de caráter devocional, foi meticulosamente coordenada pelo Rev. Maurício Amazonas, que durante algum tempo foi pastor auxiliar da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, no Estado do Ceará, e hoje é clérigo anglicano na Paróquia Jardim das Oliveiras, na cidade do Recife, no Estado de Pernambuco. O texto é a seleção dos sermões que foram proferidos em sua comunidade seguindo o ano litúrgico de 2007 e traz valiosas reflexões que foram proferidas pelo Bispo Dom Robinson Cavalcanti, Rev. Maurício Amazonas, Revdª. Keyla Camargo, Rev. Fred Souto, Rev. Maurício Coelho, Rev. Côn. Fernando Acosta, Rev. Côn. Quintino Orengo e outros.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2007.
Edição: 1ª.
Editora: PERFIL GRÁFICA.
ISBN: Sem Registro.
Páginas: 318.
Tiragem: 500 exemplares (Esgotado).
2º) TITULO: LIDERANÇAS PROTESTANTES NO BRASIL.
RESENHA: Essa valiosa obra, que foi organizada por Ester Fraga Vilas-Bôas do Nascimento, Newton Darwin de Andrade Cabral e José Roberto de Souza é uma coletânea de artigos que ocupa-se de apresentar e refletir sobre pessoas – como viveram as suas vidas, o que pensaram sobre Deus, sociedade, religião e igreja. O livro aborda o nome de treze líderes do protestantismo brasileiro que viveram no século XX, sendo eles: Antônio Gouveia Mendonça, Darci Dusilek, Eduardo Carlos Pereira, Erasmo Braga, Gióia Júnior, Jerônimo Gueiros, João Dias de Araújo, Manoel da Silveira Porto Filho, Natanael Cortez, Dom Robinson Cavalcanti, Waldo César e Nilson Fanini. Nesse texto o Rev. Maurício Amazonas assina o décimo primeiro capítulo, que trata da trajetória de vida, ministério pastoral, produção acadêmica e militância política do bispo anglicano Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2016.
Edição: 1ª.
Editora: UFPE.
ISBN: 978-85-415-0732-5.
Páginas: 323.
Tiragem: 1.000 exemplares (Esgotado).
3º) TITULO: OS LIMITES DA TOLERÂNCIA E A FORÇA DO EVANGELHO.
RESENHA: Em 1855 ocorre a chegada do médico escocês Robert Reid Kalley ao Brasil e com ele surge a experiência protestante de implantar uma igreja em língua nativa, algo que despertou forte onda de intolerância em alguns setores da sociedade. Nessa época o discurso protestante se valia de um pensamento liberal e considerava a Igreja Católica um obstáculo à democracia e as liberdades de consciência, de expressão, de reunião, enfim, de um Estado Laico. Nessa obra entendemos até que ponto o protestantismo de missão afetou as relações institucionais no Brasil do II Império e quais foram as estratégias para sua inserção e expansão respeitando os limites da lei.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2018.
Edição: 1ª.
Editora: BAGAÇO.
ISBN: 978-85-8165-554-3.
Páginas: 214.
Tiragem: 300 exemplares (Esgotado).
4º) TITULO: ROBINSON CAVALCANTI: ESTUDOS EM HOMENAGEM.
RESENHA: O texto traz uma coletânea de testemunhos em homenagem ao bispo anglicano Dom Robinson Cavalcanti dez anos depois de sua trágica morte. Os articulistas tinham proximidade com o referido religioso e tratam de seu ministério em favor da unidade da igreja brasileira. Quem poderia falar sobre os anos que viveu no Colégio XV de Novembro, em Garanhuns? Quem seria o mais apropriado para falar acerca de sua espiritualidade? E sobre sua teologia e prática pastoral? Quem poderia falar sobre sua Ciência Politica? Sua relação com a juventude universitária ou com a Fraternidade de Teólogos Latino-americanos? Sobre sua teologia da Missão Integral? E sobre os temas da sexualidade humana ou ainda acerca da ordenação feminina? Quantos testemunhos poderiam surgir sobre sua esposa, D. Miriam, mulher de oração, que tanta estabilidade trazia ao Bispo? Pois é exatamente isso que esse livro-homenagem nos traz: o melhor que cada pessoa poderia fazer na sua área de conhecimento e/ou ministério.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2022.
Edição: 1ª.
Editora: Fonte Editorial.
ISBN: 978-65-99218-72-9.
Páginas: 281.
Tiragem: 300 exemplares (Esgotado).
5º) TITULO: LIDERANÇAS PROTESTANTES IMIGRANTES NO BRASIL.
RESENHA: Os textos dessa revista fazem parte da série Ars Historica, que foi concebida com o intuito de promover uma mais ampla divulgação da produção científica na área da História junto à sociedade, ao disponibilizar para estudantes, professores e pesquisadores obras de consistente valor acadêmico, resultado de recentes pesquisas realizadas no campo historiográfico, e textos clássicos já esgotados repropostos em edições revisadas e atualizadas. Todos os volumes da série são produzidos em formato digital e disponibilizados gratuitamente, tendo como organizadores Paulo Julião da Silva, Carlos André Silva de Moura e José Roberto de Souza. O Rev. Maurício Amazonas, juntamente com Carlos André Silva de Moura, tratam da Herança litúrgica e teológica do casal Kalley, os pais do congregacionalismo brasileiro.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2024.
Edição: 1ª.
Editora: UFPE.
ISBN: 978-65-5962-217-7.
Páginas: 399.
Tiragem: Disponível na Editora UFPE.
Pingback: LITERATURA BOA-VIAGENSE | História de Boa Viagem
Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem