Maria do Rosário de Albuquerque Santana

Maria do Rosário de Albuquerque Santana nasceu no dia 5 de setembro de 1915 no Município de Quixeramobim, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filha de Lafayette de Albuquerque Lima e de Adélia Cordeiro.
Os seus avós paternos eram o Cap. Antero Aprígio de Albuquerque Lima e Carolina Clementina de Lima Lessa, já os maternos se chamavam Antônio Cordeiro da Cruz e Olympia de Mesquita Cordeiro.
Segundo informações existentes no livro B-15, pertencente à secretaria da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, tombo nº 243, folha 100v, no dia 24 de dezembro de 1935, diante do Pe. Jaime Felício de Sousa, contraiu matrimônio com Walter Batista de Santana, nascido no dia 5 de outubro de 1913, sendo filho de Eudoro Batista de Santana e de Clotildes Batista de Santana.
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, sendo que alguns deles faleceram ainda na infância, foram eles: Eudoro Walter de Santana, José Walter Batista Santana, Walter Batista de Santana Filho, Marta Maria Santana e Maria Auxiliadora Santana Soares.
Nos últimos anos da década de 1930 passou a residir no Município de Boa Viagem, onde o seu esposo era cartorário até que, em 1945, por indicação do Governador Francisco Menezes Pimentel, o seu esposo esteve à frente do Poder Executivo como interventor, oportunidade em que foi a primeira-dama.
Faleceu na cidade de Fortaleza no dia 31 de maio de 2005, prestes a completar 90 anos de idade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

4 pensou em “Maria do Rosário de Albuquerque Santana

  1. Pingback: Primeiras-damas | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Walter Batista de Santana | História de Boa Viagem

  3. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe um comentário