João Jackson de Albuquerque Pereira

João Jackson de Albuquerque Pereira nasceu no dia 24 de junho de 1947 na cidade de Fortaleza, a capital do Estado do Ceará, sendo filho de Luís Crescêncio Pereira e de Elice de Albuquerque Pereira.
Em sua juventude cursou administração de empresas na UFC – a Universidade Federal do Ceará, onde se afastou do curso em 1966.
Trabalhou como jornalista no Diário do Nordeste e na Rádio Assunção, em Fortaleza, e graças a isso foi eleito para a Associação Cearense de Imprensa.
Foi casado com Marta Maria de Castro Pereira, tendo gerado os seguintes filhos, sendo eles: Anna Waléria Peeira, Jackson Pereira Júnior, Lício Rodrigo Pereira, Kamila Pereira e Jacqueline Pereira.
Foi bancário entre os anos de 1979 a 1990, onde ascendeu profissionalmente à diretoria administrativa e financeira do BEC – o Banco do Estado do Ceará.
Era membro do Lions Clube de Fortaleza e integrante do PRN – o Partido da Renovação Nacional, sendo um dos apoiadores da candidatura de Fernando Affonso Collor de Mello na eleição presidencial de 1989.
Pouco tempo depois, a convite do Governador Tasso Ribeiro Jereissati, ingressou nos quadros políticos do PSDB – o Partido da Social Democracia Brasileira, onde foi eleito no dia 15 de novembro de 1989 a deputado federal, quando recebeu 37.331 votos.

Imagem da campanha.

Nessa legislatura, no dia 29 de setembro de 1992, votando contra a abertura do processo de impeachment do Presidente Fernando Collor.
Na disputa eleitoral seguinte, que ocorreu no dia 3 de outubro de 1994, ainda militando nos quadros políticos do PSDB, conseguiu ser reconduzido a um novo mandato.
Pouco tempo depois, no dia 26 de julho de 1995, com apenas 48 anos de idade, faleceu vítima de aneurisma na aorta no auge de sua carreira política, sendo substituído por Francisco Ariosto Holanda.

BIBLIOGRAFIA:

  1. ALMEIDA, Assis; PONTES, Fernando. Enciclopédia da Política Cearense. 1947-1998. Fortaleza: Premius, 1999.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na cidade de Boa Viagem, no Bairro Recreio, existe um conjunto habitacional que recebe a sua nomenclatura, embora não tenha recebido força de lei.
  2. Em sua memória, a Rodovia Estadual CE-341 recebeu a sua nomenclatura.

3 ideias sobre “João Jackson de Albuquerque Pereira

  1. Pingback: Conjunto Dep. João Jackson de Albuquerque Pereira | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta