Ministério Kenosis

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Ministério Kenosis é uma banda de música religiosa de temática cristã, de confissão católica, existente no Município de Boa Viagem.

Imagem dos componentes do grupo, em 2015.

Essa banda foi criada em 2015 com a finalidade de servir de suporte e atração musical na Festa de Pentecostes, atividade que foi promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem daquele ano, tendo ocorrido no Estádio Municipal Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto – o Serjão.
Naquela ocasião, não existindo um grupo musical em seu estilo que fosse permanente na paróquia, o Pe. José Erineudo Ferreira de Souza provocou ao músico José Teoclecio Oliveira de Sousa a formar com outros jovens da comunidade um ministério de louvor para servir naquela festividade, partindo do referido religioso o nome para o ministério.

“Kenosis (ke/nwse – ekénose, ekenõsen) é um conceito na teologia cristã que trata do esvaziamento da vontade própria de uma pessoa e a aceitação do desejo divino de Deus. É encontrado no Novo Testamento como o esvaziamento de Jesus.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Kenosis, Acesso no dia 7 de setembro de 2023)

Em sua formação inicial contava com os seguintes integrantes, vocais: Max Sousa, Cleudiano Melo, Yago Nunes, Kilvia Luísa, Maria da Glória e Débora Zaira;  Instrumental: Teoclécio Oliveira (Guitarra), Vinícius Pontes (Baixo), Leandro Alves (Bateria) e Kevy Henrique (Teclado).
Depois disso, ao fim do ciclo de organização daquela festa, cheios de entusiasmo pelo fogo do Espírito Santo, os integrantes do grupo decidiram permanecer com a missão de evangelizar através da música, mantendo disciplina e regularidade nos ensaios e promovendo apresentações em atividades religiosas, inicialmente dentro do território da Diocese de Quixadá e posteriormente em outros na região.
Em algumas dessas apresentações, em reconhecimento ao seu talento, o ministério conseguiu ganhar alguns prêmios de destaque, algo que serviu de fomento ao grupo em permanecer com a sua missão.

Imagem do logo do grupo.

Passando alguns anos, diante das dificuldades e dos projetos pessoais de alguns de seus componentes, ocorreram algumas mudanças em sua formação inicial, seguindo o ministério com a seguinte formação: Max Sousa (vocal), Vinícius Pontes (Baixo), Leandro Alves (Bateria), Kevy Henrique (Teclado), Teoclécio Oliveira (Guitarra) e Wendy Viana (teclado).
Superando provações, passando por experiências e fazendo história ao longo de sua trajetória, no final de 2022 o Ministério Kenosis compôs, produziu e gravou o seu primeiro single, um trabalho genuíno de suas mãos que foi acompanhado de um videoclipe gravado nos destroços do antigo Salão Paroquial Mons. José Gaspar de Oliveira, que estava sendo preparado para receber uma nova estrutura.

“O Ministério de Música Católica Kenosis, originário da cidade de Boa Viagem, está pronto para lançar o seu tão aguardado primeiro trabalho autoral. Esse projeto representa a concretização de uma história de perseverança e dedicação que o grupo tem construído ao longo dos anos de sua jornada musical. O lançamento do projeto audiovisual está marcado para amanhã, dia 28 de outubro de 2023, e promete tocar os corações dos fiéis e amantes da música católica. Os fãs e admiradores do grupo poderão acessar o conteúdo a partir das 12h00 no canal oficial do YouTube do Ministério Kenosis, enquanto o single estará disponível nas principais plataformas de streaming, incluindo Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music e Tidal. O grupo Kenosis é composto por músicos talentosos e dedicados, com Max Sousa nos vocais, Vinicius Ponte no baixo, Leandro Alves na bateria, Wendy Vianna no teclado e Teoclecio Oliveira na guitarra. Com essa formação, o Ministério Kenosis se propõe a cumprir sua missão de levar a palavra de Deus através da música. A trajetória do Ministério Kenosis é repleta de experiências inspiradoras. Ao longo dos anos, o grupo teve a oportunidade de se apresentar em diversas comunidades, não apenas em Boa Viagem, mas também na capital cearense. Eles compartilharam o palco com renomados artistas da música católica, abrindo shows para grandes nomes do gênero. O lançamento deste primeiro trabalho autoral é um marco para o Ministério Kenosis e representa o próximo capítulo de sua missão de difundir a fé e a espiritualidade por meio da música.” (TV BOA  VIAGEM, 2023: Disponível em https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn. Acesso no dia 27 de outubro de 2023)

A DISCOGRAFIA:

1º) ÁLBUM: RESTITUI.

No presente, grande parte de seus trabalhos estão em plataformas digitais, dentre elas o Instagran, Facebook e YouTube, onde mantem um canal.

FICHA TÉCNICA:

Ano de lançamento: 2023.
Estúdio: HW STÚDIO.
Tiragem: Disponível em várias plataformas.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. TV BOA  VIAGEM. Ministério Kenosis se apresenta neste sábado, dia 28. Disponível em https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn. Acesso no dia 27 de outubro de 2023.
  4. WIKIPÉDIA. Kenosis. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Kenosis, Acesso no dia 7 de setembro de 2023.

Um comentário em “Ministério Kenosis

  1. Pingback: A MÚSICA BOA-VIAGENSE | História de Boa Viagem

Deixe um comentário