Francisco Nunes de Carvalho nasceu no dia 1º de maio de 1983 na cidade de Santo André, no Estado de São Paulo, sendo filho de Valdeci Pereira de Carvalho e de Sebastiana de Sousa Nunes de Carvalho.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Pereira de Carvalho e Amália Josefa de Carvalho, já os maternos eram Luiz Gonzaga Nunes e Petronília Venâncio Nunes.
Em 1987, diante do inesperado falecimento de seu genitor, a sua mãe decidiu retornar para sua terra natal, o Município de Boa Viagem, no Sertão do Estado do Ceará.
Depois disso, nos primeiros meses de 1990, chegando a sua época de receber instrução formal, foi matriculado por sua mãe em uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental David Vieira da Silva, onde concluiu essa etapa de seus estudos no fim de 1998.
No ano seguinte, ingressando no corpo discente da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, concluiu o 3º ano do secundário em dezembro de 2001.
Nessa época, nos primeiros dias de 2002, sentindo-se vocacionado ao sacerdócio, foi encaminhado pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem aos estudos eclesiástico no Seminário Maior da Diocese de Quixadá, concluindo essa etapa de sua formação nos últimos meses de 2006.
Pouco tempo depois, em 2010, após receber aprovação em concurso público do Governo do Estado, serviu durante alguns anos como professor da área de humanas da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro.
“Francisco Nunes de Carvalho (1983) é professor de Filosofia da rede pública estadual do Ceará desde 2010. Concluiu o curso de Filosofia no Instituto Filosófico Teológico Rainha do Sertão – IFTRS – Quixadá, obtendo a convalidação do curso de Licenciatura em Filosofia em uma parceria da Universidade Kurios com a Faculdade Pan Americana.” (CARVALHO, 2015: p. 01)
Nos últimos meses de 2014, depois de algum tempo de estudos pela FAK – a Universidade Kurios, concluiu especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.
Na noite do dia 20 de maio de 2015, depois de algum tempo de organização, no auditório da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, contando com a presença de seus alunos, amigos e familiares, promoveu o lançamento de seu primeiro livro.
Nesse mesmo ano, dessa vez pela Universidade Cândido Mendes, concluiu o curso de especialização no Ensino de Filosofia.
Depois disso, por volta de 2018, migrando para cidade de Fortaleza no intuito de ingressar em uma das turmas do curso de Mestrado em Filosofia na UFC – a Universidade Federal do Ceará, apresentou como dissertação o trabalho “Subjetividade transcendental: conceito epistemológico paradigmático na ‘Crítica da Razão Pura'”, concluindo esse curso em 2021.
BIBLIOGRAFIA:
- CARVALHO, Francisco Nunes. Sobre uma Introdução à Antropologia de Rousseau. Fortaleza: Premius, 2015.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Francisco Nunes de Carvalho (Bibliografia) | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: MAIO | História de Boa Viagem