AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O templo da Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil da vila de Guia está localizado na Rua Antônio Carneiro de Freitas, s/nº, nome urbano da Rodovia Estadual CE-168, dentro do território do Distrito de Guia, distante 39 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
A Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil é uma igreja cristã de confissão protestante que é classificada como pentecostal, tendo a sua sede nacional na cidade de Jataí, no Estado de Goiás.
O SIMBOLO UTILIZADO POR ESSA DENOMINAÇÃO:
Uma denominação cristã é uma organização religiosa que funciona com um nome, uma estrutura e uma doutrina que lhes são comuns, sendo o denominacionalismo o ponto de vista segundo o qual alguns ou todos os grupos cristãos são, em algum sentido, versões da mesma coisa, apesar de suas características distintivas.
O emblema utilizado pela denominação da Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil é o seguinte:
A FORMA DE GOVERNO:
A Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil está organizada de forma episcopal, tendo o seu bispo mais próximo na sede estadual, que está localizada na cidade de Monsenhor Tabosa.
O episcopado é uma forma de organização hierárquica que tem como autoridade máxima o bispo, que tem como auxiliares outros ministros, sendo eles: pastores, presbíteros e diáconos.
OS PASTORES / OFICIAIS / EVANGELISTAS:
O quadro de oficiais de uma Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil está dividido em pastores, evangelistas, presbíteros e diáconos, que administram as suas comunidades.
Esses oficiais possuem o poder de dirigir e responder pelos trabalhos da comunidade, mas algumas de suas funções são limitadas pela assembleia de membros.
- Os Pastores:
O pastor é alguém com qualidades morais e espirituais, com formação especifica em um curso de Bacharelado em Teologia, que geralmente estudou em um seminário da própria denominação, ou indicado pela igreja, que foi avaliado por uma banca examinadora da junta regional e que foi ordenado por outros pastores, entre às suas várias funções destacamos: ensinar, disciplinar, aconselhar, realizar visitas e administrar o patrimônio da igreja.
Ao longo de sua história eclesiástica essa igreja já foi cuidadosamente dirigida pelos seguintes pastores:
- Rev. João Paulo de Sousa Castro – 2007 a 2017;
- Rev. Antônio Wilton Bezerra – 2017 (atual).
- Os Presbíteros:
O presbítero é uma pessoa geralmente madura na fé e no testemunho, que foi reconhecida pela assembleia da igreja por suas qualidades e consagrado pelo pastor para supervisionar os serviços de ensino, disciplina, governo e administração.
Ao longo de sua história eclesiástica essa igreja já contou com a colaboração dos seguintes irmãos:
- Os Diáconos e Diaconisas:
O diácono, ou a diaconisa, é o oficial eleito pela assembleia da igreja e consagrado pelo pastor para dedicar-se especialmente à arrecadação de ofertas para fins piedosos; ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos; à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino; exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e nas suas dependências.
Ao longo de sua história eclesiástica essa igreja já contou com a colaboração das seguintes pessoas:
AS CONGREGAÇÕES E A IGREJA MATRIZ:
Entre os cristãos de confissão protestante o termo igreja matriz é pouco utilizado, costuma-se usar o nome de igreja mãe para àquela comunidade religiosa que consegue gerar outras igrejas.
A maioria das igrejas começam a sua vida eclesiástica como um ponto de pregação, que é um local que serve de referência para futuros encontros, onde de forma simples e reverente se expõe a palavra de Deus.
Algum tempo depois, dependendo do número de pessoas e da regularidade dessas reuniões, o local passa a ser considerado pela comunidade mantenedora como uma de suas congregações.
Essas congregações, que podem ter ou não um templo, geralmente possuem uma liderança leiga formada e comprometida, que presta regularmente satisfação de suas atividades religiosas nas assembleias da igreja mãe.
Com o passar do tempo essas congregações conseguem a sua autonomia financeira, daí solicitam da igreja mãe a sua independência eclesiástica para realizar as suas próprias assembleias administrativas.
No Município de Boa Viagem a Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil da vila de Guia está distribuída da seguinte forma:
- Zona Urbana:
- A Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil (Igreja Mãe).
- Zona Rural:
OS DEPARTAMENTOS / OS SERVIÇOS:
Para organizar as atividades de seus membros a Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil está dividida em departamento, são eles:
- Os Departamentos:
Os departamentos são as divisões administrativas que tratam de grupos específicos da comunidade.
- O Departamento para Jovens e Adolescentes – Geração de Eleitos;
- O Departamento de Senhoras – Unidas em Cristo;
- O Departamento de Senhores – Geração de Samuel;
- O Departamento de Missões;
- O Departamento de Música.
- Os Serviços:
Os serviços são atividades religiosas desenvolvidas na igreja, que tem a finalidade de atingir e fortalecer grupos específicos da sociedade.
- O Culto de Doutrina – (Terça-Feira);
- O Culto de Libertação – (Sexta-Feira);
- O Culto de Evangelismo – (Domingo).
O CONTATO:
O canal de comunicação com a Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil é o seguinte:
- Telefone:
- 88.
BIBLIOGRAFIA:
- BERKKOF, Louis. Teologia Sistemática. Trad. por Odair Olivetti – Campinas: Luz Para o Caminho Publicações, 1990.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.
Pingback: Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil | História de Boa Viagem
Pingback: RELIGIOSIDADE | História de Boa Viagem
Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: Guia | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Guia | História de Boa Viagem