Calouros de 1962

A TURMA QUE INGRESSOU NA ESCOLA EM 1962:

Nessa época, de forma adaptada e já tendo o nome do seu patrono, o Instituto de Educação Paulo Moody Davidson funcionava nos fundos da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, que está localizada na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 374, esquina com a Rua Padre Mororó, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da página do Diário da União registrando o Estatuto da Escola.

Essa unidade de ensino teve a sua origem como uma instituição filantrópica, tendo buscado regularização de sua existência junto ao Governo Federal, que prontamente lhe deu a concessão para prestação desse serviço, como dos informa o Diário Oficial da União:

“O Instituto de Educação Paulo Moody Davidson foi juridicamente fundado como uma escola confessional no dia 1º de janeiro de 1961 e o seu estatuto interno foi publicado no DOU – o Diário Oficial da União, página nº 4.614, do dia 24 de outubro de 1962.” (SILVA JÚNIOR, 2000: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/instituto-de-educacao-paulo-moody-davidson/. Acesso no dia 17 de maio de 2023.)

Nesse período, sob o pastorado do Rev. Francisco Souto Maior em sua mantenedora, essa instituição de ensino era dirigida por sua esposa, a Profª Maria Cícera Souto Maior.

“Mais tarde, nos primeiros anos de 1960, seguindo uma tradição das igrejas de regime de governo congregacionalista, o Rev. Francisco Souto Maior percebeu a urgente necessidade de dar continuidade ao projeto social criado por seu antecessor, instruir as crianças e aqueles que não tiveram acesso aos estudos formais na idade adequada… Embora o Regimento Interno da escola determinasse que o diretor da escola fosse o pastor, geralmente a pessoa encarregada pela parte pedagógica era quem realmente administrava o estabelecimento… A primeira diretora desse estabelecimento de ensino foi a Srª Maria Cícera Souto Maior, esposa do Rev. Francisco Souto Maior, que era formada pelo Instituto Bíblico Betel Brasileiro, uma instituição de nível superior que está localizado na Rua Monsenhor Arlindo Bezerra Camboim, nº 18, Bairro Mangabeira, na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.” (SILVA JÚNIOR, 2000: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/instituto-de-educacao-paulo-moody-davidson. Acesso no dia 17 de maio de 2023.)

Nos primeiros meses de 1962, essa foi a relação de alunos que ingressaram na escola, a maioria deles nascidos em 1956:

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem, CE: PREMIUS, 2015.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Instituto de Educação Paulo Moody Davidson. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/instituto-de-educacao-paulo-moody-davidson/. Acesso no dia 18 de maio de 2022.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Rev. José Borba da Silva Neto. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/rev-jose-barbosa-da-silva-neto/. Acesso no dia 17 de maio de 2023.

Um comentário em “Calouros de 1962

  1. Pingback: Galeria dos alunos e ex-alunos do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson | História de Boa Viagem

Deixe um comentário