Santos Cosme

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

Os Santos Cosme é um pequeno povoado existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante 6 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do povoado de Santos Cosme, em 2018.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região sul do Município, dentro dos limites do território do Distrito de Domingos da Costa.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, indica a devoção popular existente dos moradores dessa região aos santos que foram mortos na perseguição movida pelo Imperador Diocleciano no século IV.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Essa localidade, depois da abertura da Rodovia Estadual CE-168, ocorrida na década de 1950, ao longo dos anos se constituiu em um pequeno e próspero povoado, que recebeu a instalação de energia elétrica e outros benefícios sociais.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O principal acesso para o povoado de Santos Cosme, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre através da Rodovia Estadual CE-168, possuindo acesso para outras localidades por meio de várias rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura definida que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O povoado de Santos Cosme tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Cais, Gurupá, Jacaúna e Oiticica.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No povoado de Santos Cosme não existem equipamentos públicos de saúde ou educação que facilitem a vida de seus habitantes, fato que obriga aos seus moradores a se deslocarem para cidade ou localidades vizinhas.
Destacamos nessa localidade a existência de um clube, que quando promove uma festa costuma reunir pessoas de toda região, sendo ele:

  1. O Ideal Clube.

2 ideias sobre “Santos Cosme

  1. Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Domingos da Costa | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta