Quadra poliesportiva do CRAS Deputado José Vieira Filho

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Quadra Poliesportiva do Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho está localizada na Rua Antônio de Queiroz Marinho, n° 250, esquina com a Rua 26 de Junho, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Esse importante equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A Quadra Poliesportiva do Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho até os dias de hoje nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pelo poder público, sendo conhecida apenas pelo local  onde se localiza.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E A SUA FINALIDADE:

No passado, por volta dos últimos anos da década de 1960, as competições esportivas de futebol de salão que ocorriam na cidade de Boa Viagem estavam totalmente dependentes da quadra esportiva existente na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, que nem sempre poderiam ocorrer por conta das aulas.
Alguns anos depois, nos últimos meses de 1975, essas atividades esportivas foram transferidas para o Centro Social Urbano Deputado José Vieira Filho, que se tornou o local onde aconteciam as principais competições esportivas da cidade.
No período das férias os campeonatos costumavam movimentar as noites da juventude da cidade, tendo inclusive as suas partidas transmitidas pelas equipes de rádio locais, considerado um grande avanço para época.
A grande desvantagem desse local estava no fato de ser descoberto, o que tornava a prática de futebol inviável em momentos de chuva, o que deixava o seu piso escorregadio e muito perigoso para os atletas.
A outra desvantagem estava no incomodo aos vizinhos, quando as vezes as bolas costumavam passa por cima do muro e cair no telhado das casas existentes em suas proximidades.
Antes disso, para praticar esses esportes à noite, diante do fato da maioria dos prefeitos não se interessarem pelo desejo dos desportistas, um grupo de amigos promoveu uma cota para colocar iluminação e o alambrado.
Na iluminação os postes de energia, que eram trilhos de trem, foram ajustados e servem até os dias de hoje para segurar os refletores, que também são adaptados.
Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1990, a utilização dessa quadra nesses eventos esportivos aos poucos foi diminuindo graças a construção do Ginásio Poliesportivo Dirceu José dos Santos, que é bem maior e oferece mais conforto aos atletas e torcedores, mesmo assim, durante um bom tempo, essa quadra ficou sendo utilizada pelos jovens para prática de voleibol e outros torneios de menor repercussão, principalmente com crianças e adolescentes.

Imagem da quadra de esportes, em 2018.

Alguns anos depois, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, diante do redimensionamento de suas atividades, muitos de seus usuários ficaram confusos e esse local passou a ficar fechado, o que causou um acumulo de lixo, gerando um forte aspecto de abandono.
Entre os custos sociais e antiesportivos dessa má decisão a quadra passou a ser subutilizada, gerando um enorme desgaste desse governo, conforme matéria a seguir publicada nas redes sociais:

“Um dos tradicionais e históricos espaços de lazer esportivo da cidade de Boa Viagem está completamente abandonado, é o que revela a imagem enviada por um de nossos internautas tirada nesta semana no antigo Centro Comunitário, atual CRAS II. A quadra, apesar de possuir um tamanho reduzido, sempre foi um local utilizado por jovens dos bairros circunvizinhos antes da construção de ginásios esportivos nos bairros e atualmente encontra-se inativa por motivos desconhecidos e, agora, apresenta sinais da ação do tempo e do descuido por parte do poder publico. Na imagem é possível ver o matagal ‘tomando de conta’ e falta de pintura. Os motivos pelo fechamento são desconhecidos e até agora a administração municipal não se pronunciou.” (Disponível em http://www.sertnews.com.br/noticia/123/matagal-revela-abandono-de-quadra-do-centro-comunitrio-em-boa-viagem. Acesso no dia 16 de agosto de 2018)

AS MODALIDADES ESPORTIVAS QUE PODEM SER PRATICADAS:

Na Quadra Poliesportiva do Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho podem ser praticadas diversas modalidades esportivas, dentre elas destacamos as mais utilizadas:

  1. Futsal;
  2. Handebol;
  3. Peteca;
  4. Voleibol.

A SUA ESTRUTURA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, o Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho possui a seguinte estrutura:

  1. Arquibancada: Sim;
  2. Banheiro: 2;

AS SUA CARACTERÍSTICAS:

As principais características do Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho são as seguintes:

  1. Alambrado: Sim;
  2. Área: 294m²;
  3. Capacidade: 144 pessoas sentadas;
  4. Cobertura: Não;
  5. Dimensões da quadra: 20.30x 12.40;
  6. Iluminação: Sim.

Esse equipamento não possui as dimensões oficiais determinadas pela CBFS, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Imagem da reforma ocorrida em 2000.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com os responsáveis pela Quadra Poliesportiva do Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-

Uma ideia sobre “Quadra poliesportiva do CRAS Deputado José Vieira Filho

  1. Pingback: O Esporte | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta