Os Cemitérios Indígenas

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

Os cemitérios indígenas são potenciais sítios arqueológicos existentes no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza.

Sítio Arqueológico do Facão.

Imagem de um possível sítio arqueológico existente no Facão, em 2010.

Eles ainda não estão listados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também denominado de Arquivo Noronha Santos.

COMO CHEGAR:

Acreditamos existir vários sítios arqueológicos desse gênero espalhados pelo Município de Boa Viagem, o primeiro deles a ser identificado está localizado em uma localidade denominada Facão, na serra que leva o mesmo nome.
Saindo do marco zero do Município, que está localizado no Centro da cidade de Boa Viagem, segue por 20 quilômetros na Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, na direção da cidade de Tauá.

AS CONDIÇÕES DO SÍTIO:

Como falamos anteriormente, existem outros sítios arqueológicos desse tipo espalhados pelo Município de Boa Viagem, no primeiro a ser identificado encontramos círculos no solo que são formados com pedras de vários comprimentos, sendo que os círculos apresentam em média 2 metros de diâmetro.
Essas pedras, em sua maioria, estão bastante intemperizadas, e são provenientes da própria região, sendo constituídas de mica-biotita, granada e gnaisse.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR EM SUA PRESERVAÇÃO:

O ideal seria permanecer com esse local fechado para o público até que os governos organizassem uma estrutura física, logística e com pessoal qualificado para explorar a potencialidade turística dessa região.
Embora percebamos essa urgente necessidade, infelizmente o Governo Municipal não sinaliza nenhuma vontade nesse sentido, e as pessoas vão continuar fazendo essa visita sem nenhum tipo de orientação e responsabilidade. Ao visitar esse local, as pessoas devem estar atentas ao seguinte:

  1. Não se deve fazer nenhum tipo de fogueira que danifique às pinturas;
  2. Não se deve passar o dedo, tinta ou qualquer outro objeto para “reviver” a pintura;
  3. Não se deve deixar lixo no local;
  4. Não se deve fazer nenhum tipo de pintura ou desenho no local.

Bom mesmo seria que a associação comunitária da localidade abraçasse a responsabilidade pelo zelo, vigilância e manutenção desse sítio, que teria a sua vida preservada por mais anos.

AS CARACTERÍSTICAS DO SÍTIO:

Nome do sítio:
Designação do IPHAN:
País: Brasil.
Estado: Ceará.
Município: Boa Viagem.
Distrito: Boa Viagem.
Localidade: Facão.
Altitude:
Coordenadas:
CNSA:
Largura:
Área:
Estratigrafia:
Vegetação: Savana-estépica (Caatinga).
Propriedade da terra: Particular.
Proteção legal: Federal.
Lei: 3.924, de 26 de julho de 1961.
Tipo de sítio:
Arte rupestre:
Deposição: Superfície.
Exposição: Ao céu aberto.
Artefato:
Ano do registro:
Tombo:
Vigilância: Não.
Identificação: Sim.

Uma ideia sobre “Os Cemitérios Indígenas

  1. Pingback: Os Sítios Arqueológicos do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta