José Vandeir Torres Viana (Bibliografia)

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O AUTOR:

Nome: José Vandeir Torres Viana.
Formação: Licenciatura em História e Geografia / Especialista em Gestão Escolar / Especialista em Coordenação Escolar.
Biografia

A BIBLIOGRAFIA:

1º) TITULO: HISTÓRIA DE ITATIRA: DOS PRIMÓRDIOS AOS DIAS ATUAIS.

RESENHA: Essa valiosa obra é de suma importância para historiografia regional do Sertão do Estado do Ceará, especialmente para Itatira, um acolhedor Município localizado na Serra do Machado.
Nessa pesquisa podemos encontrar lastro para construção de argumentos sobre os primeiros anos da colonização do Estado do Ceará, onde tomamos conhecimento dos ciclos econômicos, personagem e outras informações de valiosa importância.
Embora o texto trate especificamente sobre o Município de Itatira o leitor logo perceberá o nome de várias localidades e pessoas ligadas ao Município de Boa Viagem.

FICHA CATALOGRÁFICA:

Ano de publicação: 2019.
Edição: 1ª.
Editora: Gecanindé.
ISBN: 978-85-62034-07-7.
Páginas: 446.
Tiragem: 1.000 exemplares (Disponível com o autor).

2º) TITULO: SÃO SEBASTIÃO E A HERANÇA MALDITA.

RESENHA: Esse texto é um romance de ficção que nos relata a constituição politica e social de um pequeno e fictício Município denominado de São Sebastião, que durante 40 anos sofreu com administrações corruptas e perdulárias, algo que fez o seu povo padecer por conta da falta dos serviços públicos básicos.
A trama do livro, que pode ter ocorrido ou estar ocorrendo em qualquer Município brasileiro, é construída paulatinamente sob os bastidores dos poderes Executivo e Legislativo por meio dos acordos, da falta de planejamento social, do coronelismo e do clientelismo tão comum nas prefeituras de nosso país.
O desfecho da obra nos deixa com a sede utópica de uma nação que almeja o progresso e nos faz refletir que isso só irá ocorrer se o povo despertar para sua responsabilidade saindo da posição passiva de vitima e assumir o seu papel ativo de cumplice nesse movimento danoso coletivo de corrupção.
A obra é recomendada para todos os públicos, especialmente para os jovens, que começam a exercer o seu direito de cidadania pelo voto aos 16 anos de idade.

FICHA CATALOGRÁFICA:

Ano de publicação: 2020.
Edição: 1ª.
Editora: Casa do Escritor.
ISBN: 979-8653432866.
Páginas: 126.
Tiragem: 100 exemplares (Disponível com o autor e na forma de ebook pela Amazon).

Deixe uma resposta