Escola Imaculada Nossa Senhora da Conceição

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola Imaculada Nossa Senhora da Conceição funcionou em alguns endereços, sendo o mais conhecido o da Rua Antônio Domingues Alvares, nº 320, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem dos alunos dessa escola, possivelmente nos últimos anos da década de 1960.

Essa pequena unidade de ensino pertencia à rede privada de educação e nessa época, embora já existisse um órgão governamental específico para esse assunto, ela não sofria interferência em seu funcionamento.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa escola era da rede privada e o Governo do Município não possuía jurisdição para designa-lhe um patrono, que foi definido pelos seus proprietários.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Nessa época a denominação das séries possuíam uma nomenclatura totalmente diferente daquilo que conhecemos hoje e a Escola Imaculada Nossa Senhora da Conceição possuía as seguintes modalidade de ensino:

  1. Ensino Primário;
  2. Exame de Admissão.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

No período de instalação dessa unidade de ensino os moradores da cidade de Boa Viagem careciam de escolas, pois as poucas que existiam não comportavam a grande demanda de alunos, fazendo com que muitos não conseguissem vaga para estudar.
O proprietário dessa escola era um contador que se estabeleceu na cidade nos primeiros anos da década de 1960 e percebeu um nicho de mercado a ser explorado, conseguindo com que essa escola funcionasse também no prédio onde em nossos dias funciona a Câmara Municipal de Vereadores, que nessa época mantinha os seus trabalhos em outro endereço.

“Fundada em 1965, pelo Professor José Leocádio Filho e sua esposa Maria dos Anjos. Preparou muitos alunos para o exame de admissão ao curso ginasial. Durou alguns anos.” (NASCIMENTO, 2002: p. 143)

A DIREÇÃO:

  1. Prof. José Leocádio Filho (Diretor Geral).

Uma ideia sobre “Escola Imaculada Nossa Senhora da Conceição

  1. Pingback: Sidônio Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta