Capela de São Vicente de Paulo – Fazenda Nova

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São Vicente de Paulo, que está localizada no povoado de Fazenda Nova, dentro dos limites geográficos do Distrito de Viagem, próximo da Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, a CE-266, fica a 27 quilômetros distante do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela de São Vicente de Paulo

Imagem da Capela de São Vicente de Paulo, em 2016.

Essa capela está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá, que anualmente, seguindo o calendário litúrgico da Igreja Romana, celebra às festividades do seu padroeiro no dia 27 de setembro.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores.
Essas reuniões costumavam reunir grande número de pessoas, fato que motivou aos herdeiros do Sr. Otaviano de Sousa Santiago a doarem uma pequena propriedade para formação do patrimônio da Capela de São Vicente de Paulo.
Pouco tempo depois disso, graças aos esforços do Pe. Francisco Tiago Facundo Santiago, que na época era seminarista, com muito esforço conseguiu mobilizar os membros da localidade para sua construção.

Capela de São Vicente de Paulo.

Imagem da Capela de São Vicente de Paulo, na localidade de Fazenda Nova, em 2012.

Nos últimos meses de 2003, depois de muitas campanhas de arrecadação, no período do paroquiato do Mons. Luiz Orlando de Lima, ela foi solenemente inaugurada reunindo grande número de fiéis.
Logo que foi edificada essa pequena capela passou a ser rotineiramente utilizada também pela comunidade como local onde era ensinado o catecismo.
Alguns anos depois, nos últimos meses de 2014, depois da ordenação diaconal do Pe. Francisco Tiago Facundo Santiago, ocorrida no dia 6 de junho, em um campo de futebol existente ao lado da capela, a comunidade da Fazenda Nova iniciou a realização de campanhas de arrecadação, demolindo o antigo templo e conseguindo a construção de uma capela bem mais ampla e confortável para o seu público.

Imagem da Capela de São Vicente de Paulo, em 2015.

Imagem da Capela de São Vicente de Paulo, em 2015.

Mais tarde, já no paroquiato do Pe. José Erineudo Ferreira de Sousa, essa capela foi reinaugurada em uma missa que reuniu um grande número de pessoas das redondezas.
Depois disso esse local, além de receber atividades religiosas, passou a servir também como espaço para reuniões da associação de moradores e de velórios.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Esse humilde povoado não possui condições para manter um padre residente, mas conta com o trabalho voluntário de alguns dirigentes, sendo eles:

  1. Maria

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de São Vicente de Paulo possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de São Vicente de Paulo, na localidade de Fazenda Nova, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Sexta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de São Vicente de Paulo, na localidade de Fazenda Nova, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-2141 (Secretaria Paroquial).

4 ideias sobre “Capela de São Vicente de Paulo – Fazenda Nova

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: São Vicente de Paulo | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Fazenda Nova | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta