Banco do Nordeste do Brasil

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A agência do Banco do Nordeste do Brasil no Município de Boa Viagem está localizada na Avenida São Vicente de Paulo, nº 110, Centro, próximo da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Agência do Banco do Nordeste do Brasil em Boa Viagem em 2010.

Imagem da agência do Banco do Nordeste do Brasil de Boa Viagem, em 2010.

O Banco do Nordeste do Brasil é uma instituição financeira brasileira que é classificada como estatal, sendo constituída de forma de sociedade de economia mista, com participação majoritária do Governo Federal, tendo a seguinte missão:

“Tem por finalidade promover o progresso sustentável da região Nordeste do Brasil através do apoio financeiro aos agentes produtivos regionais.”

Com sede na cidade de Fortaleza, no Bairro Passaré, esse banco abrange os nove Estados da Região Nordeste e o Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

O Banco do Nordeste do Brasil é uma instituição financeira que foi criada no governo do Presidente Getúlio Dornelles Vargas pela lei nº 1.649, de 19 de julho de 1952, como uma instituição financeira múltipla e organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, tendo mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal.

O SÍMBOLO DO BANCO:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. O Banco do Nordeste do Brasil possui apenas um símbolo, sendo ele o seu brasão:

  • O BRASÃO:

O Banco do Nordeste do Brasil, que é a maior instituição financeira da América do Sul voltado para o desenvolvimento regional, já foi representado por diversos brasões, sendo o último deles o que segue:

Imagem do logotipo utilizado pelo banco.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM:

No passado, os produtores e empresários do Município de Boa Viagem necessitavam de uma instituição financeira que incentivasse os seus projetos, deslocando-se constantemente para outras cidades no intuito de conseguirem empréstimos.

  • A Primeira Agência:

O Banco do Nordeste do Brasil exerce um trabalho de atração de investimentos, apoiando a realização de estudos e pesquisas, com recursos não-reembolsáveis, e estrutura o desenvolvimento por meio de projetos de grande impacto em favor da região Nordeste.

Primeira agência do Banco do Nordeste em Boa Viagem.

Imagem da primeira agência do Banco do Nordeste de Boa Viagem, em 1999.

Mais do que um agente de intermediação financeira, o Banco do Nordeste do Brasil se propõe a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua área de atuação, disponibilizando uma base de conhecimentos sobre o Nordeste e as melhores oportunidades de investimento na região.
Muitos anos depois de sua criação, o Banco do Nordeste do Brasil chegou ao Município de Boa Viagem nos primeiros anos da década de 1980.

“O Banco do Nordeste do Brasil S/A, cuja agência foi inaugurada no dia 1º de julho de 1983, trazendo grande contribuição para o desenvolvimento do Município de Boa Viagem.” (NASCIMENTO, 2002: p. 237)

Inicialmente, ao se instalar na cidade de Boa Viagem, a sua agência era localizada em um prédio alugado que pertencia ao Sr. Clóves Oliveira na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 351, Centro, esquina com a Rua José Leorne Leitão.

Banco no Nordeste em Boa Viagem.

Imagem da agência do Banco no Nordeste em Boa Viagem, em 1983

Em um pequeno e valioso trabalho de monografia, que foi especialmente editado para assinalar a inauguração dessa agência em nosso Município, a sua apresentação nos diz o seguinte:

“O Banco do Nordeste do Brasil S/A. chega a Boa Viagem, conduzido pela amizade do seu povo, trazendo novos e efetivos instrumentos de progresso e desenvolvimento. É pois, nessa antiga fazenda, às margens da Lagoa do Cavalo Morto, onde se criava gado e onde se plantava algodão, que hoje, desafiando os fantasmas das intempéries climáticas, se constrói, sob a força dos ideais de homens afeitos ao trabalho, a esperança de melhor aproveitamento das potencialidades do Município. Movido pelo princípio de edição de esforços em busca de melhores dias para o homem nordestino, o Banco do Nordeste não poderia deixar de instalar-se em Boa Viagem e de aqui colaborar de forma mais efetiva para o engrandecimento da cidade e de sua gente.”  (ALVES, 1983: p. 3)

Mais tarde, percebendo o aumento do volume de seus negócios e necessitando de um espaço mais confortável e seguro para o desenvolvimento de seus negócios, a Superintendência do Banco do Nordeste resolveu investir na construção de uma agência bancária na cidade de Boa Viagem.

“O Banco do Nordeste do Brasil é uma instituição “sui generis” no sistema bancário brasileiro. Atua como banco rural, assistindo técnica e financeiramente a agropecuária regional; como banco industrial, ativando o parque fabril, notadamente empreendimentos geradores de renda e emprego; como banco comercial, contratando operações de curto prazo que reforçam e suplementam o capital de giro das empresas; e como banco social, financiando serviços de infraestrutura, incentivando estudos e pesquisas, colaborando na promoção de eventos culturais e apoiando obras assistenciais”.

Nesse intuito, nos primeiros meses de 2007, conseguiu negociar com o responsável pelo patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, o Mons. Luiz Orlando de Lima, a aquisição de uma propriedade com localização favorável ao desenvolvimento de seus negócios.

  • A Segunda Agência:

Mais tarde, no dia 16 de outubro de 2008, depois de meses de construção, houve a solenidade de inauguração de sua nova agência, contando com a presença de várias autoridades políticas do Estado e do Município.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a agência do Banco do Nordeste do Brasil em Boa Viagem possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Arquivo: 1
  2. Cantina: 1
  3. Cofre: 1
  4. Depósitos: 2
  5. Tesouraria: 1
  • Setor de Atendimento:
  1. Autoatendimento: 1
  2. Caixas: 3
  3. Gerencias: 3

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a agencia do Banco do Nordeste do Brasil em Boa Viagem são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-1080;
  2. 88.3427-1081.