Antônio Cláudio Ferreira Lima

Antônio Cláudio Ferreira Lima nasceu no dia 1º de março de 1947 no Município de Pacoti, que está localizado no Maciço do Baturité, distante 90 quilômetros da cidade de Fortaleza.
Nos primeiros anos de 1960 passou a trabalhar no BNB – o Banco do Nordeste do Brasil, onde ingressou como aprendiz e com o passar dos anos conseguiu construir uma invejável carreira profissional.
Em 1968 ingressou em uma das turmas da UFC – a Universidade Federal do Ceará, concluindo a sua graduação em Ciências Econômicas e Administrativas nos últimos meses de 1971.
Algum tempo depois, seguiu para uma especialização em Planejamento Econômico e Análise de Projetos.
Entre 1991 e 1994, na gestão do Governador Ciro Ferreira Gomes, foi nomeado presidente do IPLANCE – o Instituto de Planejamento do Estado do Ceará.
Nessa mesma época, em 1994, no governo do Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco, assumiu a chefia da Assessoria Parlamentar da Secretaria de Planejamento da Presidência da República.
No ano seguinte, nos governos de Francisco de Paula Rocha Aguiar e de Tasso Ribeiro Jereissati, assumiu a SEPLAN – a Secretário de Planejamento e Coordenação do Estado do Ceará, permanecendo nessa função até 1997, quando assumiu a secretária-adjunta do Desenvolvimento Econômico e a assessoria do Governador do Estado para Assuntos Relevantes.
Mais tarde, integrou o Conselho Editorial do jornal O Povo, sendo também o Consultor Editorial do Anuário do Ceará, sendo também um dos consultores do Núcleo Central da Comissão Especial Mista do Congresso Nacional, que é responsável por realizar um estudo sobre o “Desequilíbrio Econômico Regional.”
No dia 27 de novembro de 2015, tomou posse como sócio efetivo do Instituto do Ceará sucedendo na cadeira de Antônio Nilson Craveiro Holanda, tendo deixado algumas obras literária produzidas, onde menciona o Município de Boa Viagem.

“Obras publicadas: A construção do Ceará – temas de história econômica; Gestão compartilhada – o pacto do Ceará (em coautoria).” (INSTITUTO DO CEARÁ. Disponível em https://www.institutodoceara.org.br/socio/antonio-claudio-ferreira-lima/. Acesso no dia 12 de novembro de 2023)

Faleceu na cidade de Fortaleza no dia 30 de junho de 2018, aos 71 anos de idade por conta de um câncer.

“Faleceu hoje em Fortaleza o economista, pesquisador e amigo Antônio Cláudio Ferreira Lima, 71 anos. CFL, como eu gostava de chamá-lo, foi um dedicado e determinado  estudioso do Ceará. Rigoroso e metódico na apuração e interpretação dos fatos. Profundo na análise dos acontecimentos. Uma coletânea de textos de sua autoria, inicialmente publicados no Anuário do Ceará, se transformaram no livro ‘A construção do Ceará. Temas de história econômica’, de 2008… Cláudio teve um papel relevante em vários episódios históricos. Cito um pela efeméride: durante os trabalhos da Constituinte, foi assessor da bancada do Nordeste. O Fundo Constitucional do Nordeste, que completa 30 anos junto com nossa Constituição, carrega a marca de seu empenho pessoal e o absoluto compromisso com o desenvolvimento do Nordeste.” (FOCUS, 2018: Disponível em https://focus.jor.br/o-ceara-fica-menos-inteligente-sem-claudio-ferreira-lima/. Acesso no dia 12 de novembro de 2023)

Logo após o seu falecimento o seu corpo foi levado para ser velado na Funerária Ethernus, seguindo para o enterro no Cemitério Parque da Paz.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FOCUS. O Ceará fica menos inteligente. Disponível em https://focus.jor.br/o-ceara-fica-menos-inteligente-sem-claudio-ferreira-lima/. Acesso no dia 12 de novembro de 2023.
  2. INSTITUTO DO CEARÁ. Antônio Cláudio Ferreira Lima. Disponível em https://www.institutodoceara.org.br/socio/antonio-claudio-ferreira-lima/. Acesso no dia 12 de novembro de 2023.
  3. LIMA, Cláudio Ferreira. A Construção do Ceará. Temas de história econômica. Fortaleza: Instituto Albanisa Sarasate, 2008.
  4. LIMA, Cláudio Ferreira. Discurso de posse. Fortaleza: Revista do Instituto do Ceará, 2015.

4 pensou em “Antônio Cláudio Ferreira Lima

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Antônio Cláudio Ferreira Lima (Bibliografia) | História de Boa Viagem

  3. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário