Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá

Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá nasceu no dia 18 de abril de 1956 no Município de Maranguape, que está localizado na Zona Metropolitana de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo o filho caçula de Antônio Tupinambá de Araújo e de Lindalva Ribeiro Tupinambá.
O nome de seu avô paterno é desconhecido e sua avó se chamava Sebastiana Abreu Lima, já os maternos eram Luiz Ribeiro e Silva e Eulália Camurça Ribeiro.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem, onde os seus pais residiam, não dispunha de uma casa de parto, fato que os obrigou a buscar socorro hospitalar próximo da capital:

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)

Depois do seu nascimento foi trazido para cidade de Boa Viagem, onde acompanhou os últimos anos da trajetória política de seu pai, que exerceu alguns mandatos no Poder Legislativo desse Município até os últimos anos da década de 1960, quando a sua família decidiu migrar para cidade de Fortaleza, dando início assim a sua brilhante carreira acadêmica.

“Nossa educação ficava essencialmente nas mãos de nossa mãe, que, com o suporte financeiro de meu pai, nunca economizou nenhum esforço para nos dar uma educação à altura de seus sonhos. Falo de uma família do interior de Boa Viagem, no Ceará, que por certo tempo desfrutou de status privilegiado na cidade, condição comprometida com a vinda para Fortaleza, em virtude dos custos do objetivo por eles de nos oferecer uma melhor educação.” (RIBEIRO TUPINAMBÁ, 2015: p. 14)

Mais tarde, nos últimos meses de 1980, depois de alguns anos de estudos, concluiu a sua graduação em Psicologia pela UFC – a Universidade Federal do Ceará, seguindo dentro de pouco tempo para cidade de Salzburg, na Áustria, onde cumpriu os requisitos para conclusão de seu mestrado.
Depois disso, em 1999, concluiu o seu Doutorado e Psicologia na Justus Liebig Universität Giessen, na Alemanha.
Em 2005, na Espanha, concluiu o seu Pós-doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) na Universidade Complutense de Madrid.
Em 2011, novamente na Alemanha, cumpriu estágio sênior de professor visitante na Universidade de Lüneburg, já tendo produzido muitos escritos e desenvolvido em sua carreira profissional muitas atividades, dentre elas destacamos:

“Pós-Doutorado em Psicologia do Trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Participou da administração acadêmica como Chefe departamental; Coordenador de curso de graduação e de pós-graduação lato-sensu; Diretor de coordenação de assistência comunitária da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e como Pró-Reitor de Extensão. Atualmente é Professor Titular da UFC e Coordenador da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo RINEPE-UFC e do Projeto de Extensão ‘Estudos em Psicologia Política – Polis’. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho, abordando principalmente os seguintes temas: Organização e Trabalho; Comportamento organizacional; Liderança; Empreendedorismo; Orientação Vocacional/Profissional e Psicologia política.” (RIBEIRO TUPINAMBÁ, 2015: p. 17)

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. RIBEIRO TUPINAMBÁ, Antônio Caubi. Memorial: Registro de uma Trajetória Acadêmico-Profissional. Fortaleza: Expressão, 2015.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016.

4 pensou em “Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá (Bibliografia) | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Antônio Tupinambá de Araújo | História de Boa Viagem

  4. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

Deixe um comentário