Manoel Soares Borges

Manoel Soares Borges nasceu no dia dia 15 de janeiro de 1962 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Odilon Soares Américo e de Maria Batista Borges.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na vila de Águas Belas, onde passou grande parte de sua infância.

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)

Nos últimos meses de 1976, desejando melhores condições para sobrevivência, os seus pais decidiram migrar para cidade de Brasília, o Distrito Federal, onde passou a estudar na Escola Classe 14, no Gama, cursando até a 3ª série do Ensino Primário.
Em 1983, foi matriculado no Centro Educacional 3, também no Gama, onde concluiu o Curso Técnico em Contabilidade.
Antes disso, fascinado pela poesia, deu início aos seus ideais poéticos ainda na adolescência:

“Dentre as diversas obras literárias executadas pelo autor, sob o incentivo de seus professores, que sentiam os versos fluírem em suas veias, foi escolhida a poesia ‘Eu sou…’ para participar, em 1984, com concurso realizado pela Editora Shogun, no Rio de Janeiro, recebendo menção honrosa. Consecutivamente, em 1985, foi convidado pela Crisalis Editora, também no Rio de Janeiro, a fazer parte da Antologia ‘Escritores Brasileiros’, com a poesia ‘Estrela Única’ e a estrela brilhou tanto que se tornou título de seu primeiro livro, em 1986.” (SOARES, 1986: p. 79)

Uma ideia sobre “Manoel Soares Borges

  1. Pingback: Manoel Soares Borges (Bibliografia) | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta