Capela de São José – Trapiá dos Martins

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São José, da comunidade de Trapiá dos Martins, distante 16 quilômetros da cidade de Boa Viagem, está dentro dos limites geográfico do Distrito de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará, estando sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá.

Capela de São José, em Trapiá dos Martins, em 2013.

Imagem da Capela de São José, em Trapiá dos Martins, em 2013.

Anualmente, seguindo o calendário litúrgico da Igreja Romana, essa comunidade costuma celebrar às festividades de seu padroeiro no dia 19 de março.

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores.
Nessa época, depois da gentil doação de uma propriedade que foi feita pelos senhores José Félix e José Saul para formação do patrimônio da Capela de São José, os moradores dessa localidade se mobilizaram e conseguiram construir o templo.
Algum tempo depois, no dia 30 de junho de 1987, no período do paroquiato do Pe. Paulo de Almeida Medeiros, essa capela foi solenemente inaugurada reunindo grande número de fiéis:

“A capela dessa localidade foi inaugurada com uma Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Francisco Eudásio Nobre da Silveira, no dia 30 de junho de 1987.” (NASCIMENTO, 2002: p. 102)

3 ideias sobre “Capela de São José – Trapiá dos Martins

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Trapiá dos Martins | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta