AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Rio do Cais, que é considerado apenas como um riacho, é um curso natural de água doce que corta grande parte do território do Distrito de Domingos da Costa e do Distrito de Boa Viagem, a sede do Município de Boa Viagem, no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará.
A SUA NASCENTE E O SEU PERCURSO:
Quanto a sua temporalidade esse rio é classificado como intermitente e em sua extensão, desde a nascente até a sua foz, possui excelentes terras para o cultivo e a criação de animais.
“Rio intermitente ou temporário é aquele que durante o período das chuvas (ou “cheias”), apresenta água em seu curso e durante o período de estiagem (ou “secas”) desaparece temporariamente. A alimentação desses rios é o escoamento superficial e subsuperficial da água das chuvas. Seu desaparecimento temporário no período de seca porque o lençol freático se torna mais baixo do que o nível do canal do rio, cessando sua alimentação. Nos países árabes os rios intermitentes são conhecidos como Uádis.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_intermitente. Acesso no dia 10 de janeiro de 2023)
Sobre a cor de suas águas, no período das enchentes, que costumam acontecer entre março e maio, as suas águas ficam escuras por conta dos sedimentos que costumam ser arrastados das partes mais altas de sua nascente.
Depois disso as suas águas ficam bem claras e costumam ficar em maior volume nos poços que são feitos naturalmente, onde fica fácil de encontrarmos várias espécies de aves, serpentes, peixes, batráquios e quelônios.
A ADMINISTRAÇÃO DO RIO DO CAIS:
Esse rio, por sua extensão estar completamente dentro do Município de Boa Viagem, é gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Boa Viagem.
A LISTA DAS BARRAGENS NO CURSO DO RIO DO CAIS:
No curso desse rio, ao longo dos anos, já foram construídas diversas barragens de pequeno porte, entre elas destacamos:
BIBLIOGRAFIA:
- BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
- FRANCO, G.A & CAVALCANTE VIEIRA, M.D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 232.
- GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.
- WIKIPÉDIA. Rio Intermitente. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_intermitente. Acesso no dia 10 de janeiro de 2023.
Pingback: OS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Açude Antônio de Queiroz Marinho | História de Boa Viagem
Pingback: Raul Alves de Macêdo | História de Boa Viagem
Pingback: Angicos | História de Boa Viagem
Pingback: Brilhante | História de Boa Viagem
Pingback: Cais | História de Boa Viagem