Manoel Bernardino de Santana Filho

Manoel Bernardino de Santana Filho nasceu no dia 4 de janeiro de 1955 na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, sendo filho de Manoel Bernardino de Santana e de Nair Viana de Santana.
Os seus avós paternos se chamavam Bernardino José de Santana e Maria Francisca da Conceição, já os maternos eram Severino Viana e Maria da Conceição.
É professor de filosofia da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. É Pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Vicente de Carvalho, RJ. Casado com Denize, pai de Gustavo, Manoela e Priscila e avô de Bernardo.

“Concluiu seu curso teológico no Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É presidente da Associação de Seminários Teológicos Evangélicos, ASTE. Publicou a biografia de Manoel da Silveira Porto Filho: Poeta, Pastor e Mestre (2006); Karl Barth e sua influência na Teologia Latino-Americana: Palavra, Evento e Práxis de Libertação (2013); 100 Anos de Ensino Teológico; a história e missão do Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro (1914-2014); Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil: origens, histórias e desenvolvimento (2016). O Caminhar da Igreja; o conceito de Missão no pensamento de John A. Mackay (2017).”

BIBLIOGRAFIA:

  1. ADMIN HC. Dr. Manoel Bernardino Filho. Disponível em http://www.hinologia.org/manoel-bernardino-filho/. Acesso no dia 5 de janeiro de 2024.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SANTANA FILHO, Manoel Bernardino de. Viagem ao Nordeste. O CRISTÃO. Rio de Janeiro, 1996. p. 12.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.