Pedro Martins Vaz

Pedro Martins Vaz nasceu por volta de 1858, possivelmente na freguesia de São Tomé do Castelo, em Portugal, sendo filho de Domingos Vaz e de Feliciana Martins Vaz.
Os seus avós paternos se chamavam Pedro Vaz e Isabel Fernandes, já os maternos eram Mathias Martins e Maria Denis.

“São Tomé do Castelo foi uma freguesia portuguesa do conselho de Vila Real, situada na margem esquerda do Rio Corgo e na vertente poente da Serra da Falperra. Tinha 32,92 km² de área e 950 habitantes (2011). Foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União das Freguesias de São Tomé do Castelo e Justes. Incluía no seu território os seguintes lugares: Águas Santas, Felgueiras, Fortunho, Leirós, Linhares, São Cosme, São Tomé do Castelo (sede) e Vila Meã.” (WIKIPÉDIA. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9_do_Castelo. Acesso no dia 19 de novembro de 2023.)

Era comerciante, se declarava analfabeto, e não sabemos o motivo que o fez migrar para o Brasil, onde contraiu matrimônio com a potiguar Maria Sinezia Filgueira Vaz, também nascida em 1858, sendo filha de Manoel Luiz Duarte Filgueiras e de Antônia Joaquina Filgueiras.
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, dentre eles destacamos: Amara Vaz e Silva, Manoel Martins Vaz, José Filgueira Vaz, Izabel Filgueira Vaz e Joaquim Martins Vaz.
Depois de casado, se estabeleceu com a sua família na localidade de Fundão, nas proximidades de Olinda, tendo falecido no Recife, por volta de 1926, aos 68 anos de idade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL. Registro Civil de Nascimento. 15ª Zona. Pernambuco: Beberibe, Livro A-09, Página 148v, termo 121.
  2. WIKIPÉDIA. São Tomé do Castelo. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9_do_Castelo. Acesso no dia 19 de novembro de 2023.