Pedro Martins Vaz

Pedro Martins Vaz nasceu por volta de 1856, possivelmente na freguesia de Águas Santas, em Portugal, sendo filho de Domingos Vaz do Couto e de Feliciana Martins Vaz.
Os seus avós paternos se chamavam Pedro Vaz e Isabel Fernandes, já os maternos eram Mathias Martins e Maria Diniz.

“São Tomé do Castelo foi uma freguesia portuguesa do conselho de Vila Real, situada na margem esquerda do Rio Corgo e na vertente poente da Serra da Falperra. Tinha 32,92 km² de área e 950 habitantes (2011). Foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União das Freguesias de São Tomé do Castelo e Justes. Incluía no seu território os seguintes lugares: Águas Santas, Felgueiras, Fortunho, Leirós, Linhares, São Cosme, São Tomé do Castelo (sede) e Vila Meã.” (WIKIPÉDIA. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9_do_Castelo. Acesso no dia 19 de novembro de 2023.)

Era comerciante, se declarava analfabeto, e não sabemos o motivo que o fez migrar para o Brasil, onde algum tempo mais tarde contraiu matrimônio com a potiguar Maria Sinezia Filgueira Vaz, também nascida em 1858, sendo filha de Manoel Luiz Duarte Filgueiras e de Antônia Joaquina Filgueiras.
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, dentre eles destacamos: Amara Vaz e Silva, Raimunda Martins Vaz, Manoel Martins Vaz, José Filgueira Vaz, Joaquim Martins Vaz e Izabel Vaz Pereira.
Durante alguns anos residiu com a sua família em uma localidade denominada de Fundão, tendo findado os seus dias habitando na Rua Santo Antônio, nº 830.
Segundo informações existentes no livro C-16, pertencente ao Cartório de Beberibe, termo nº 2.929, página 118, faleceu de arteriosclerose no dia 31 de dezembro de 1932, aos 76 anos de idade, sendo sepultado no cemitério de Beberibe.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL. Registro Civil de Nascimento. 15ª Zona. Pernambuco: Beberibe, Livro A-09, Página 148v, termo 121.
  2. WIKIPÉDIA. São Tomé do Castelo. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9_do_Castelo. Acesso no dia 19 de novembro de 2023.