Francisco Aldo de Oliveira nasceu no dia 27 de outubro de 1925 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Antônio Atanásio de Oliveira e de Sabina Amaro de Oliveira.
Os seus avós paternos se chamavam Ignácio José de Oliveira e Filomena Ferreira de Oliveira, já os maternos eram João Amaro da Costa Filho e Isabel Maria da Conceição.
No dia 10 de março de 1951, depois de concluir os seus estudos eclesiásticos, recebeu o diaconato.
No ano seguinte, no 1º de janeiro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, recebeu o presbitério pelas mãos do bispo D. José Terceiro de Sousa.
No dia 30 de outubro desse mesmo ano, sendo a sua primeira experiência de ministério, recebeu ordem de assumir os trabalhos da Paróquia de São José de Ribamar, na cidade de Aquiraz, ocasião em que sucedeu o Pe. José Mário Ponte.
Mais tarde, depois de pedir dispensa de suas ordens, abdicou do magistério e contraiu matrimônio.
Faleceu no dia 11 de abril de 1998, aos 73 anos de idade.
BIBLIOGRAFIA:
- BARROSO, Francisco de Andrade. Igrejas do Ceará. Crônicas Histórico-Descritivas. 2ºv. Fortaleza: LCR, 1999.
- LIRA, João Mendes. Subsídios para a História Eclesiástica e Política do Ceará. Fortaleza: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, 1984.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVEIRA, Aureliano Diamantino. Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará (1700-2004). 1º Vol. Fortaleza: PREMIUS, 2004.
Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem
Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem