Nicéforo Fernandes de Oliveira

Nicéforo Fernandes de Oliveira nasceu no dia 9 de fevereiro de 1939 no Município de Independência, que está localizado no Sertão do Estado do Ceará, distante 310 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Raimundo Fernandes de Oliveira e de Maria Soares de Oliveira.
Deu início a sua vida estudantil aos cuidados da Professora Hosana Pires, em Independência, onde recebeu instrução primária.
Pouco tempo depois, foi transferido para cidade de Fortaleza, sendo matriculado no Colégio Santa Lúcia, onde cursou a 1ª série.
No ano seguinte, foi transferido para o Colégio São Benedito, onde cursou a 2ª série, seguindo depois para o Colégio Rui Barbosa, onde cursou a 3ª série até que, sendo matriculado no Colégio Lourenço Filho, deu continuidade aos seus estudos até concluir o curso científico.
Era casado com Maria Holanda de Oliveira, nascida em 10 de agosto de 1950.
Formou-se em Direito em 1969.
Pouco tempo depois, em 1972, ingressou no Ministério Público, exercendo nessa oportunidade as suas funções no Município de Tamboril, sendo depois transferido para Nova Russas e Juazeiro do Norte.
Em 1987 estava na 3ª vara da Capital, com jurisdição em Crateús, chegando a ser promovido a procurador Geral da Justiça do Estado do Ceará em 1990.

“Ele foi procurador-geral de Justiça em três ocasiões. Ingressou como membro do Ministério Público no ano de 1972, sendo promotor de Justiça nas Comarcas de Tamboril, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Ipu, Ipueiras, Tauá, Pedra Branca, Boa Viagem e Crateús. Advogou, respeitando as vedações legais, em diversas comarcas do Ceará e dos Estados do Maranhão e do Piauí. Pelo critério de promoção por merecimento, assumiu, em 1982, a titularidade 3ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Além dessas funções, o procurador alcançou o cargo de Corregedor Geral do Ministério Público. Também foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, durante seis mandatos”. (DIÁRIO DO NORDESTE, 2008: Disponível em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/magistrado-falece-depois-de-sofrer-avc-1.218747. Acesso em 15 de julho de 2015)

No dia 30 de abril de 2008, desejando ingressar na vida pública de sua terra natal, solicitou licença de seu cargo e pretendia concorrer ao Poder Executivo do Município de Independência.
Faleceu na cidade de Fortaleza, aos 69 anos de idade, na madrugada do dia 15 de julho de 2008, uma terça-feira, vitima de um AVC – Acidente Vascular Cerebral.
Depois do seu falecimento o seu corpo foi levado para sua terra natal, onde foi sepultado por seus familiares.

BIBLIOGRAFIA:

  1. DIÁRIO DO NORDESTE. Magistrado falece depois de sofre AVC. Disponível em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/magistrado-falece-depois-de-sofrer-avc-1.218747. Acesso no dia 15 de julho de 2015.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Na cidade de Boa Viagem, no dia 27 de agosto de 1999, o edifício que abriga a Promotoria de Justiça do Estado recebeu a sua nomenclatura;
  2. Na cidade de Crateús, no dia 19 de julho de 2023, o edifício que abriga a Promotoria de Justiça do Estado recebeu a a sua denominação;
  3. No Município de Independência, por meio da lei nº 395, de 12 de maio de 2014, na gestão do Prefeito Luiz Valterlin Coutinho, uma das ruas da cidade, no Conjunto Santa Rita, recebeu o seu nome.

3 pensou em “Nicéforo Fernandes de Oliveira

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário