Nair Gomes Vieira nasceu no dia 29 de junho de 1935 no Município de Alexandria, que está localizado no Oeste potiguar, distante 377 quilômetros da cidade de Natal, sendo filha de Pedro Gomes de Oliveira e de Isabel Isaurina do Amor Divino.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel Francisco do Nascimento e Maria Justina da Conceição, já os maternos eram José Vieira de Freitas e Antônia Egíbia do Nascimento.
Segundo informações existentes no livro B-13, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1.874, folha 122, contraiu núpcias no dia 17 de novembro de 1950 com João Fragoso Vieira, que era nascido no dia 25 de fevereiro de 1928, sendo filho de Pompeu Fragoso Vieira e de Maura Antônia do Nascimento.
Desse matrimônio foram gerados sete filhos, seis homens e uma mulher, sendo eles: João Fragoso Vieira Filho, Sandy Fragoso Vieira, Sidônio Fragoso Vieira, Sineidia Fragoso Vieira, Sinésio Fragoso Vieira, Sivanildo Fragoso Vieira e Sirônio Fragoso Vieira.
Nos últimos anos da década de 1990, insatisfeita com a nova liderança da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, juntamente com a sua família, apoiou o grupo que iniciou os trabalhos da Igreja Evangélica Boa-viagense, passando a congregar nela.
Na manhã do dia 19 de fevereiro de 2017, animada pelas primeiras chuvas da quadra invernosa, juntamente com o seu esposo e um amigo, resolveu observar a carga d’água tomada por uma de suas represas na “Fazenda Facão” e, ao retornar para cidade, quando entrava na Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, o seu esposo não atentou para vinda de um ônibus, conforme matéria publicada na página on-line do Jornal o Povo:
“Mais um acidente foi registrado na manhã deste domingo, desta vez na altura do km 187 da BR-020, na localidade de Facão, na zona rural de Boa Viagem. O comerciante conhecido por João Fragoso Vieira, de 88 anos, ao lado de sua esposa, Dona Nair Fragoso, e um amigo da família, Rosálio Marinho, seguiam em uma caminhoneta modelo Hillux, com direção a uma fazenda naquela localidade e pararam o veículo em um acostamento, ao tentar atravessar a via para o seu destino, acabaram sendo surpreendidos por um ônibus da banda ‘Gaviões do Forró’, que acabou colidindo na caminhoneta… O forte impacto arrastou o veiculo por cerca de 10 metros que ficou danificada bem como a frente do ônibus, apesar do ocorrido, a acompanhante do motorista da caminhoneta – Dona Nair, acabou tendo uma das costelas fraturadas segundo boletim médico, já o acompanhante, Rosálio Marinho saiu ileso. Seu João Fragoso foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, para o hospital municipal de Boa Viagem com suspeita de fratura em uma das pernas e pequenas escoriações, porém, não corre risco e foi transferido para um hospital particular na capital cearense.”
Nesse acidente sofreu graves fraturas até que, na madrugada do dia 25 de fevereiro, depois de alguns dias em coma por conta de uma delicada cirurgia no baço, veio a óbito, sendo velada por seus amigos e familiares no templo da Igreja Evangélica Boa-viagense, sendo em seguida sepultada no Cemitério Parque da Saudade.
BIBLIOGRAFIA:
- FRAGOSO VIEIRA, Ezequiel. A História da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem. Boa Viagem: Sem Editora, 1997.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PINTO, Cleumio. Final de semana de inúmeros acidentes. Disponível em https://www.portaldenoticiace.com.br/2017/02/final-de-semana-de-inumeros-acidentes.html?m=0. Acesso no dia 20 de fevereiro de 2017.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Misrain Fragoso Vieira. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/misrain-fragoso-vieira/. Acesso no dia 30 de novembro de 2016.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Sidônio Fragoso Vieira. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/sidonio-fragoso-vieira/. Acesso no dia 30 de novembro de 2016.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem, CE: Premius, 2015.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, através da lei nº 1.560, de 13 de dezembro de 2023, uma das ruas do Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: João Fragoso Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Sidônio Fragoso Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Cristina Pontes Vieira | História de Boa Viagem