Marum Simão

Marum Simão nasceu no dia 18 de maio de 1934 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo o filho caçula do libanês José Simão Abu Marrul e de Maria Alice Simão.
Os seus avós paternos se chamavam Simão Abu Marrul e Chamam Abu, já os maternos eram Francisco Ferreira Chaves e Ana Rosa de Jesus.
Sobre o encontro dos seus pais e a sua descendência ele nos deixou esse precioso relato:

“No início do século XX, começaram a chegar esse orientais que aqui se radicaram, constituíram famílias e se estabeleceram, na maioria, com atividades comerciais, não obstante haver entre eles profissões várias. Mesmo sendo de países diversos, eram chamados genericamente sírio/libaneses… Apesar de ter chegado ao Brasil em 1911… Contraiu matrimônio com Maria Alice da Conceição Ferreira Chaves, que passou a chamar-se Maria Alice Simão. Depois de dedicar-se ao comércio ambulante pelos sertões, esteve na Guia, Município de Boa Viagem, por pouco tempo, transferindo-se para Quixeramobim, onde se estabeleceu comercialmente, na Rua Cônego Aureliano Mota, antigo prédio que fora a casa de comércio do Comendador Garcia.” (SIMÃO, 1996: p. 373-376)

Mais tarde, nos primeiros anos de sua infância, chegando a sua idade escolar, recebeu instrução elementar no Salão Paroquial com a Profª. Oscarina Anselmo, seguindo depois para uma das turmas do Grupo Escolar Assis Bezerra, onde concluiu o curso primário.
Concluindo essa etapa, desejando melhor qualificação em seus estudos, os seus pais o encaminharam para cidade de Fortaleza, onde inicialmente estudou no Colégio Cearense Sagrado Coração de Jesus e em seguida no Ginásio Dom Bosco, onde concluiu o ginásio.
Em seguida, optando por um curso profissionalizante, passou a estudar na Escola Técnica de Comércio Pe. Champagnat, onde concluiu o curso de Técnico em Contabilidade.
Faleceu na cidade de Fortaleza no dia 11 de julho de 2023.

O professor Marum Simão, um dos mais significativos pesquisadores sobre a história e a memória de Quixeramobim, morreu nesta terça-feira, 11, aos 89 anos, em Fortaleza. Ele enfrentava problemas de saúde e estava internado em uma unidade hospitalar em Fortaleza.

BIBLIOGRAFIA:

  1. SIMÃO, Marum. Quixeramobim – Recompondo a História. Fortaleza: Multigraf, 1996.
  2. SIMÃO, Marum. Madalena: Reconstruindo a História. Fortaleza: RDS, 2010.

4 pensou em “Marum Simão

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Marum Simão (Bibliografia) | História de Boa Viagem

  4. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário