Manoel Alves Ribeiro

Manoel Alves Ribeiro nasceu por volta de 1880 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manoel do Vale Ribeiro e de Rachel Idalina de Jesus.
Segundo informações divulgadas no dia 10 de outubro de 1914, através do Diário Oficial, edição nº 22, por um ato do Governo do Estado, foi exonerado da função de delegado.
Foi casado com Maria do Espírito Santo Ribeiro, sendo filha de Cornélio Ribeiro da Fonseca e de Maria Thereza da Fonseca.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, dentre eles destacamos: José Alves Ribeiro, Maria Alves Ribeiro, Francisca Alves Ribeiro, Enéas Alves Ribeiro, Manuel Alves Ribeiro, Octávio Alves Ribeiro e Alípio Alves Ribeiro.
Entrou na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, conseguindo ser eleito ao exercício de seu primeiro mandato na legislatura de 1916 a 1920.

Imagem da Casa de Câmara e Cadeia do Município de Boa Viagem.

Na eleição municipal seguinte, conseguiu ser reconduzido ao exercício de seu segundo mandato, ocorrido entre 1920 a 1924.
Por fim, conseguiu o seu terceiro mandato eletivo na legislatura que ocorreu entre 1924 a 1928.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CAVALCANTE MOTA, José Aroldo. História Política do Ceará (1889-1930). Fortaleza: ABC, 1999.
  2. PEIXOTO, João Paulo M. & PORTO, Walter Costa. Sistemas Eleitorais no Brasil. Brasília: Instituto Tancredo Neves, 1987.