Lúcia de Fátima Araújo Brilhante

Lúcia de Fátima Araújo Brilhante nasceu no dia 24 de dezembro de 1955 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Olavo de Almeida Brilhante e de Maria Rosmilda Araújo Brilhante.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Brilhante e Raimunda Almeida Brilhante, já os maternos eram Luiz Araújo e Maria Judite Uchôa.
Na manhã do dia 17 de maio de 1987, juntamente com a sua família, foi surpreendida pela notícia do inesperado falecimento de seu irmão caçula, Olavo de Almeida Brilhante Filho, que foi vítima de uma descarga elétrica em seu lava-jato.
Pouco tempo depois, sendo uma pessoa de grande simpatia, foi convencida pelos seus amigos a seguir o legado de seu avô materno, que exerceu vários mandatos como vereador.
Diante disso, na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de novembro de 1988, desejando entrar na vida pública do Município de Boa Viagem por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, estando filiada nos quadros políticos do PFL – o Partido da Frente Liberal, com a legenda nº 25.607, ficou na primeira suplência de sua coligação depois de receber a confiança de 333 eleitores.
Mais tarde, no dia 12 de maio de 1989, depois de uma licença médica que foi solicitada pelo Vereador Francisco de Assis Alves Facundo, tomou posse de sua cadeira por 90 dias.
Algum tempo depois, no dia 4 de maio de 1990, tomou posse da cadeira deixada pelo Vereador Antônio Argeu Nunes Vieira, que solicitou uma licença de seu mandato por 90 dias para tratamento médico.

Imagem da vereadora Babi ao lado dos atletas do time do Alto do Motor, em 1991.

Mais tarde, no dia 10 de abril de 1991, foi a vez de assumir a cadeira deixada pelo Vereador Antônio Pereira Batista, que pediu licença de 120 dias para tratamento médico.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.