José Vieira

José Vieira nasceu no dia 17 de junho de 1943 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Vieira Irmão e de Maria Francisca Vieira.
Os seus avós paternos se chamavam Quintiliano Vieira Lima e Felisbela Vieira de Freitas, já os maternos se eram Theófilo da Costa Oliveira e Francisca Juliana da Conceição.
Alguns dias depois do seu nascimento, em 23 de julho, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo pelas mãos do Mons. Pedro Vitorino Dantas.
Em sua juventude foi contratado como capataz de uma propriedade pertencente ao seu tio, Teófilo da Costa Filho, na localidade de Sabonete, onde acumulava a responsabilidade por uma mercearia e a compra de algodão, animais para o abate e outros insumos.
No dia 10 de abril de 1969, segundo informações existentes no livro B-21, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 4.996, folha 144v, contraiu matrimônio com Francisca Áurea de Almeida Vieira, que nasceu no dia 19 de março de 1949, sendo filha de Patrício Ferreira de Almeida e de Carmelina Amaro de Almeida.
Poucos dias depois, no dia 28 de abril, diante do Pe. José Patrício de Almeida, confirmou os seus votos em uma cerimônia religiosa ocorrida na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Desse casamento foram gerados quatro filhos, três homens e uma mulher, sendo eles: Aurimary de Almeida Vieira Diniz, José Jadson de Almeida Vieira, Francisco Jefferson de Almeida Vieira e Alysson de Almeida Vieira.
Alguns anos mais tarde, juntamente com a sua esposa, abriu as portas da SOVIAL, sigla que significa Sociedade Vieira de Bebidas LTDA, uma empresa que comercializava gêneros alimentícios e que depois passou a comercializar exclusivamente bebidas.

Imagem de sua residência e comércio, em 2014.

Essa empresa tinha a sua sede localizada na Rua Agronomando Rangel, nº 399, esquina com a Rua Antônio de Queiroz Marinho, no Centro da cidade de Boa Viagem, e durante anos foi a representante exclusiva na região da Cajuína São Geraldo.
Segundo informações existentes no livro C-06, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 4.840, folha 243v, faleceu repentinamente em sua residência, vítima de ataque cardíaco, aos 63 anos de idade, no dia 19 de novembro de 2006.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de batismos. 1943-1945. Livro A-28. Tombo nº 354. Página 11.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

3 ideias sobre “José Vieira

  1. Pingback: Rua José Vieira | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta