José Soares de Macêdo nasceu em 1939 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Otávio Soares Campos e de Maria Macêdo Magalhães.
Os seus avós paternos se chamavam Raimundo Soares Campos e Francisca Capistrano da Costa, já os maternos eram João Capistrano da Costa e Raimunda Nonata de Lima.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de São Jorge, onde passou grande parte de sua infância.
“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)
É popularmente conhecido como “Zé Preto”.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 3 de outubro de 1996, desejando entrar na vida pública do Município de Boa Viagem por meio de uma das cadeira da Câmara Municipal de Vereadores, compondo os quadros políticos do PMDB – o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, com a legenda nº 15.610, conseguiu receber à confiança de 598 eleitores, ficando entre os dezesseis vereadores de maior votação dessa eleição.
No pleito eleitoral seguinte, que ocorreu no dia 1º de outubro de 2000, o primeiro a ser completamente informatizado no Município de Boa Viagem, buscando a sua reeleição, dessa vez compondo a bancada do PTB – o Partido Trabalhista Brasileiro, com a legenda nº 14.678, conseguiu receber apenas 564 votos, ficando na primeira suplência de sua coligação.
Depois disso, nos primeiros meses de 2001, por conta da licença do Vereador Francisco Jonas de Oliveira Vieira da Câmara Municipal, que assumiu à Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos da Prefeitura de Boa Viagem, assumiu a sua vaga até o fim desse mandato.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Administração de 1997 – 2000 | História de Boa Viagem
Pingback: Administração de 2001 – 2004 | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Jonas de Oliveira Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: João Soares Lima Filho | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem