José Roberto Aureliano Sales

José Roberto Aureliano Sales nasceu no dia 13 de julho de 1971 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, a capital do Estado do Ceará, sendo filho de Antônio Petrônio Sales e de Sinforosa Aureliano Sales.
Os seus avós paternos se chamavam Otávio Mendes Farias e Otília Saraiva do Nascimento, já os maternos eram Otacílio Aureliano da Cruz e Luiza Alves da Cruz.
Na época de seu nascimento, diante da enorme carência de atendimento hospitalar, veio ao mundo graças ao auxílio de uma parteira em uma localidade denominada de Poço Grande.
Mais tarde, quando chegou a época de enfrentar os bancos escolares, iniciou os seus estudos na Escola de Ensino Fundamental Antônia Vieira Costa, na localidade de Sabonete, e logo depois na Escola de Ensino Fundamental Antero Rabêlo de Carvalho, no Poço Grande, onde concluiu a 4ª série do antigo curso ginasial.
Nos últimos meses de 1987, já com 16 anos de idade, trabalhando com o seu pai na lavoura e sem enxergar melhores oportunidades por conta das secas, como outros jovens de sua região resolveu migrar para cidade do Rio de Janeiro, onde possuía promessas de emprego.
Ao chegar nessa cidade, no vigor de sua juventude e disposto ao trabalho pesado, a sua primeira atividade e experiência profissional foi na construção civil como servente de pedreiro, onde permaneceu durante seis meses, e logo depois, destacando-se dos demais, assumiu a função de pedreiro até o ano de 1991, quando passou a trabalhar em uma locadora de câmeras denominada de JKL Cinematográfica, onde aprendeu a operar vídeo na função de assistente.
Nessa locadora, aos poucos e com muita simpatia, construiu valiosas amizades que gradativamente o foram introduzindo cada vez mais fundo no mundo do cinema nacional, onde ganhou popularidade artística com o nome de “Zé Bob”.

Imagem de Zé Bob em um dia de trabalho.

Em 1995, já estando seguro de sua atividade e tendo a plena confiança de sua equipe, estreou como foquista do premiado filme Baile Perfumado.

“Baile Perfumado é um filme brasileiro de 1996, do gênero drama, com direção conjunta de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. É considerado um marco da retomada do Cinema Pernambucano. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.” (WIKIPEDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Baile_Perfumado. Acesso no dia 6 de outubro de 2021)

Desse filme a sua atividade ganhou expansão para construção de um invejável currículo, já tendo prestado serviço para Produtora JODAF, de João Daniel Tikhomiroff, que foi premiado em Cannes e para O2 Filmes, onde produzia comerciais.

“A O2 Filmes é uma produtora independente brasileira, responsável por filmes conhecidos internacionalmente, como Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, e Blindness, do mesmo diretor, adaptação cinematográfica do romance Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. A empresa possui uma distribuidora de filmes, a O2 Play.” (WIKIPEDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/O2_Filmes. Acesso no dia 6 de outubro de 2021)

Já prestou serviço para SALATINI Filmes, propriedade do diretor Beto Salatini, que possui os seus estúdios cinematográficos em Embu das Artes, no Estado de São Paulo); para SALAMANDRA Filmes, produtora que possui destacada diversidade no mercado; para ZOHAR Cinema, que produz filmes publicitários, documentários, curtas e longas.

“A Conspiração Filmes é uma produtora independente de filmes brasileira. Atua em cinco segmentos de negócio: Publicidade, Cinema, Conteúdo Corporativo, TV e Novas Mídias. Foi fundada em 1991 por Cláudio Torres, José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Lula Buarque de Hollanda… A área de cinema tem uma representação internacional em Hamburgo, na Alemanha, para coproduções internacionais.” (WIKIPEDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Conspira%C3%A7%C3%A3o_Filmes. Acesso no dia 6 de outubro de 2021)

Em seu currículo já prestou serviço também para YES RIO Produções, na Barra da Tijuca; para MOONSHOT PICTURES, de Roberto d’Avila, onde trabalhou na 2ª e 3ª temporada da série Sessão de Terapia, dirigida por Selton Melo.

Imagem de Zé Bob em um dia de trabalho.

Nos últimos meses de 2005, contando com o importante apoio do Governo Municipal de Boa Viagem, através de sua Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, investiu em uma produção independente denominada de “O Sacrifício do Jegue”, algo que projetou a pequena vila de Guia no mundo do cinema.

“Nesse período, com apoio do Governo Municipal, a periferia dessa vila serviu de cenário para gravação de um curta denominado “O Sacrifício do Jegue”, dirigido por José Roberto Aureliano Sales, conhecido apenas como ‘Zé Bob’. Essa produção de cinema, um drama de apenas 15 minutos, conta a estória de um menino do interior que decide deixar a sua família em busca de melhores chances de sobrevivência chegou a ser apresentada no Quinto Festival Latino Americano Curta Canoa, em Canoa Quebrada, litoral do Ceará, onde foi premiado por sua fotografia.” (SILVA JÚNIOR, 2019: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/guia/. Acesso no dia 6 de outubro de 2021)

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. MELQUIADES JÚNIOR, Antônio. Festival premia desenho animado e documentário. Disponível em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/festival-premia-desenho-animado-e-documentario-1.416833. Acesso no dia 23 de setembro de 2019.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Guia. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/guia/. Acesso no dia 6 de outubro de 2021.
  5. WIKIPEDIA. Baile Perfumado. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Baile_Perfumado. Acesso no dia 6 de outubro de 2021.
  6. WIKIPEDIA. O2 Filmes. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/O2_Filmes. Acesso no dia 6 de outubro de 2021.
  7. WIKIPEDIA. Conspiração Filmes. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Conspira%C3%A7%C3%A3o_Filmes. Acesso no dia 6 de outubro de 2021.

2 pensou em “José Roberto Aureliano Sales

  1. Pingback: Guia | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário