Jandyra Rafael de Sousa nasceu no dia 24 de outubro de 1918 na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, sendo filha de Urbano Rafael da Silva e de Amara Vaz e Silva.
Os seus avós paternos se chamavam José Rafael da Silva e Maria Joaquina da Conceição, já os maternos eram Pedro Martins Vaz e Maria Sinezia Filgueira Vaz.
No dia 20 de junho de 1930, juntamente com os seus irmãos, perdeu prematuramente a sua mãe, que faleceu por conta de um parto.
Segundo informações publicadas no edital de proclamas do Diário de Pernambuco, edição do dia 25 de março de 1936, com apenas 17 anos de idade, contraiu matrimônio com José Galdino de Sousa, paraibano nascido por volta de 1911, sendo filho de Galdino Antônio de Sousa e de Maria José de Araújo.
Desse matrimônio foram gerados doze filhos, sendo eles: Juraci Rafael de Sousa, Elizabeth Rafael de Sousa, Marlene Rafael de Sousa, Maria Rafael de Sousa, Jurandir Rafael de Sousa, José Galdino de Sousa Filho, Débora Rafael de Sousa, Gilvan Rafael de Sousa, Solomita Rafael de Sousa, Mirian Rafael de Sousa, Elias Rafael de Sousa e Eunice Rafael de Sousa.
Durante alguns anos residiu com a sua família na Rua das Moças, nº 1.099, no Bairro do Fundão, na cidade do Recife, possivelmente herança de seus pais, e algum tempo depois na Rua Bogotá, nº 12, no Bairro Sapucaia de Dentro, na cidade do Olinda.
No dia 2 de junho de 1950, juntamente com os seus familiares, foi surpreendida pela notícia do falecimento de seu pai.
“Conforme notícias dos jornais de sua época, dentre eles o Diário de Pernambuco, nº 275, ano 98, página 2, edição do dia 25 de novembro de 1922, era capitão da Guarda Nacional e residiu em diversos locais da cidade do Recife, dentre eles a Rua da Regeneração, no Chapéu do Sol, hoje Água Fria, e algum tempo depois onde se encontra a Rua das Moças.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/urbano-rafael-da-silva/. Acesso no dia 3 de julho de 2021)
Segundo informações existentes no livro C-53, pertencente ao Cartório da Zona Judiciária, tombo nº 31.708, página 25, da cidade do Recife, faleceu no Hospital Agamenon Magalhães no dia 13 de fevereiro de 2005, aos 86 anos de idade, sendo depois disso sepultada por seus familiares no Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, no Bairro de Santo Amaro, na cidade do Recife.
BIBLIOGRAFIA:
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Urbano Rafael da Silva. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/urbano-rafael-da-silva/. Acesso no dia 3 de julho de 2021.
Pingback: Urbano Rafael da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Amara Vaz e Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Exgesso Rafael da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem
Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem