Igreja Nova Apostólica

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O templo da Igreja Nova Apostólica está localizado da Rua Manoel Araújo Marinho, nº 208, no Bairro Vila Azul, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do templo da Igreja Nova Apostólica, em 2010.

A Igreja Nova Apostólica, também chamada de Neo-Apostólica, é uma igreja classificada como restauracionista, tendo surgido na Alemanha em 1863 de um cisma dentro da comunidade organizada pelo pastor presbiteriano Edward Irving.

O SIMBOLO UTILIZADO POR ESSA DENOMINAÇÃO:

Uma denominação cristã é uma organização religiosa que funciona com um nome, uma estrutura e uma doutrina que lhes são comuns. O denominacionalismo é o ponto de vista segundo o qual alguns ou todos os grupos cristãos são, em algum sentido, versões da mesma coisa, apesar de suas características distintivas.
O emblema utilizado pela denominação ao qual a Igreja Nova Apostólica está filiada é o seguinte:

Imagem do brasão da Igreja Nova Apostólica.

O emblema da igreja retrata uma cruz latina branca pairando sobre ondas estilizadas sobre fundo azul. O sol nasce no horizonte dessas ondas, simbolizado por 10 raios. Não há uma interpretação definitiva de seu significado. Segundo Peter Johanning, porta-voz da igreja, os vários elementos podem ser interpretados como a Crucificação de Jesus Cristo (cruz), o Santo Batismo (água) e o Santo Selamento (sol), referindo-se aos três sacramentos da igreja.
O nascer ou o pôr do sol no emblema também pode ser considerado a segunda vinda imediata de Cristo . O primeiro emblema oficial foi criado pelo apóstolo chefe Schmidt em 1968 e ainda pode ser encontrado em muitos edifícios de igrejas, tendo sido alterado para uma aparência mais moderna pelo apóstolo chefe Richard Fehr em 1995.

A FORMA DE GOVERNO:

A forma de governo eclesiástico dessa denominação é o episcopal, as suas comunidades se consideram a continuação restabelecida da Igreja Primitiva, já os seus líderes são os sucessores dos doze apóstolos.

“O escritório internacional da Igreja Nova Apostólica está localizado em Zurique, na Suíça, e é a sede da Unidade Internacional dos Apóstolos da Igreja Nova Apostólica (NAKI). Os membros do NAKI são o Apóstolo Chefe e os Apóstolos Distritais, de onde a igreja mundial é conduzida. A igreja é dividida em várias igrejas regionais (distritos), cobrindo países ou continentes inteiros. Dependendo das leis nacionais, os apóstolos distritais são os chefes das igrejas regionais (muitas vezes incorporadas) e têm autoridade fiscal exclusiva para seu distrito. O NAC é financiado por doações voluntárias dos membros da igreja e não coleta impostos. O dinheiro recebido é usado para manutenção de edifícios, ajuda social e ajuda aos países em desenvolvimento. O Apóstolo Chefe e os Apóstolos Distritais se reúnem regularmente para consultar uns aos outros sobre assuntos da igreja de importância internacional. A cada três anos, todos os apóstolos se reúnem para uma assembleia geral internacional.” (WIKIPEDIA, 2000: Disponível em https://pt.qaz.wiki/wiki/New_Apostolic_Church. Acesso no dia 20 de novembro de 2020)

OS PASTORES / OFICIAIS / EVANGELISTAS: 

Os ministros dessa igreja não precisam ter nenhum tipo de treinamento teológico formal e além das obrigações familiares, profissionais e sociais, desempenham as funções pastorais a título honorário.
A Igreja Nova Apostólica não realiza ordenação de mulheres, apesar disso, muitas mulheres ensinam na pré-escola dominical, na escola dominical e na escola da confirmação, oferecem outras formas de educação religiosa e ocupam cargos de liderança nas funções administrativas e na música. Algumas congregações e distritos têm mulheres que desempenham papel semelhante ao de um diácono.
Para se tornar um ministro, um membro masculino de uma congregação deve aceitar a oferta de ordenação de um ministro sênior. Se o candidato aceitar, um apóstolo o ordenará durante um serviço divino. Apóstolos e também bispos, se possível, são ordenados pelo Apóstolo Principal.
As congregações são o centro da vida religiosa, elas estão sob os cuidados de pastores, evangelistas ou sacerdotes comissionados pelos apóstolos.

A IGREJA MATRIZ:

  • Zona Urbana:
  1. Igreja Nova Apostólica.

OS DEPARTAMENTOS / OS SERVIÇOS:

Para organizar as atividades de seus membros a Igreja Nova Apostólica de Boa Viagem está dividida em departamentos e serviços, sendo eles:

  • Os Departamentos:

Os departamentos são as divisões administrativas que tratam de grupos específicos da comunidade.

  1. A Escola Dominical;
  2. A União Auxiliadora Feminina;
  3. A União de Adolescentes Congregacionais;
  4. A União de Mocidade Evangélica Congregacional;
  5. A União de Homens Evangélicos Congregacionais;
  6. O Departamento de Missões;
  7. O Departamento de Música.
  • Os Serviços:

Os serviços são atividades religiosas desenvolvidas na igreja, que tem a finalidade de atingir e fortalecer grupos específicos da sociedade.

  1. A Escola Dominical – (Domingo);
  2. O Culto de Doutrina – (Quarta-Feira);
  3. O Culto de Evangelismo – (Domingo);
  4. O Culto de Jovens – (Sábado);
  5. O Culto de Oração – (Sexta-Feira).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Igreja Nova Apostólica de Boa Viagem é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.
  4. WIKIPEDIA. Igreja Nova Apostólica. Disponível em https://pt.qaz.wiki/wiki/New_Apostolic_Church. Acesso no dia 20 de novembro de 2020.

2 pensou em “Igreja Nova Apostólica

  1. Pingback: Bairro Vila Azul | História de Boa Viagem

  2. Pingback: RELIGIOSIDADE | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta