Hercília Vaz Silva Marinho

Hercília Vaz Silva Marinho nasceu por volta de 1916 em Beberibe, na época pertencente ao Município de Olinda, no Estado de Pernambuco, sendo filha de Urbano Rafael da Silva e de Amara Vaz e Silva.
Os seus avós paternos se chamavam José Rafael da Silva e Maria Joaquina da Conceição, já os avós maternos eram Pedro Martins Vaz e Maria Sinezia Filgueira Vaz.
No dia 20 de junho de 1930, juntamente com os seus irmãos, perdeu prematuramente a sua mãe, que faleceu por conta de um parto.
Depois disso, em acordo com os editais de proclamas publicado no Diário de Pernambuco, edição do dia 29 de novembro de 1935, aos 19 anos de idade, contraiu matrimônio com José Antônio Marinho, um paraibano nascido em 1911, sendo filho de Antônio Lucas Marinho e de Vicência Francisca da Conceição.
Desse matrimônio foram gerados oito filhos, seis homens e duas mulheres, sendo eles: Lenildo da Silva Marinho, Leonilson da Silva Marinho, Leonildo da Silva Marinho, Ademir da Silva Marinho, Leonardo da Silva Marinho, Lindalva da Silva Marinho, Leniro da Silva Marinho e Marli da Silva Marinho.
Durante muitos anos residiu com a sua família na Rua da Moças, nº 1116, no Bairro do Arruda, na cidade do Recife, possivelmente herança de seus pais.
No dia 2 de junho de 1950, juntamente com os seus familiares, foi surpreendida pela notícia do falecimento de seu pai, pouco tempo depois, no dia 27 de maio de 1953, conforme matéria publicada no jornal Diário de Pernambuco, edição do dia 29 de agosto, foi surpreendida pela notícia do inesperado falecimento de seu esposo, que foi atropelado por um veículo.

“O primeiro dos profissionais, Vicente Ferreira Julião Neto, sob o prontuário nº 30.965, quando se encontrava na direção do ônibus placa 16456, atirou o coletivo sob a carroça de tração animal chapa 957, ocasionando a morte do carroceiro José Antônio Marinho, tendo o fato ocorrido à Rua da Concórdia.”

Segundo informações existentes no livro C-11, pertencente ao Cartório de Casa Amarela, 13ª Zona Judiciária, tombo nº 11.563, página 146, da cidade do Recife, faleceu no Hospital Agamenon Magalhães no dia 13 de abril de 1985, aos 69 anos de idade, sendo depois disso sepultada por seus familiares no Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, no Bairro de Santo Amaro, na cidade do Recife.

BIBLIOGRAFIA:

  1. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Urbano Rafael da Silva. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/urbano-rafael-da-silva/. Acesso no dia 3 de julho de 2021.

4 pensou em “Hercília Vaz Silva Marinho

  1. Pingback: Amara Vaz e Silva | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Urbano Rafael da Silva | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Exgesso Rafael da Silva | História de Boa Viagem

  4. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

Deixe um comentário