Francisca Januária de Freitas nasceu em 1874 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de João Alves Freire e de Joaquina Maria da Conceição.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Boqueirão, onde passou toda a sua existência.
“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 28 de novembro de 2017)
Alguns anos mais tarde, no dia 28 de maio de 1906, segundo informações existentes no livro B-01, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 14, folha 159v, com 32 anos de idade, contraiu matrimônio com Manoel da Costa Freire, que nasceu em 1851, sendo filho de Francisco da Costa Freire e de Ana Francisca de Oliveira.
Desse matrimônio foi gerada uma filha, sendo ela Delfina Alves de Sousa.
BIBLIOGRAFIA:
- IBGE. Histórico de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017
Pingback: Manoel Freire da Costa | História de Boa Viagem
Pingback: João Rodrigues da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Delfina Alves de Sousa | História de Boa Viagem
Pingback: Luiz Gonzaga Rodrigues | História de Boa Viagem
Pingback: Luzia Rodrigues da Silva | História de Boa Viagem