Ezite Rafael Cavalcanti nasceu no dia 3 de abril de 1927 na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, sendo filha de Urbano Rafael da Silva e de Amara Vaz e Silva.
Os seus avós paternos se chamavam José Rafael da Silva e Maria Joaquina da Conceição, já os seus avós maternos eram Pedro Martins Vaz e Maria Sinezia Filgueira Vaz.
Quando nasceu, veio ao mundo com sua irmã gêmea, Nelsa Rafael da Silva, na residência de seus pais, na vila de Beberibe, que na época estava dentro do perímetro do Município de Olinda.
“Beberibe é um bairro do Recife, Pernambuco, integrante da segunda região político-administrativa da cidade. Até o dia 11 de setembro de 1928, Beberibe era um distrito do Município de Olinda. Pela Lei Estadual nº. 1931 assinada pelo então presidente do Estado Estácio de Albuquerque Coimbra, o distrito foi transferido ao Município do Recife.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Beberibe_(Recife). Acesso no dia 2 de agosto de 2023)
Pouco tempo depois, no dia 20 de junho de 1930, juntamente com os seus irmãos, perdeu prematuramente a sua mãe, que faleceu por conta de um parto.
Mais tarde, por volta de 1944, aos 17 anos de idade, contraiu matrimônio com Edson Barbosa Cavalcanti, nascido em 28 de dezembro de 1914, sendo filho de Francisco de Holanda Cavalcanti e de Aida Barbosa Cavalcanti.
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, sendo eles: Valéria Barbosa Cavalcanti, Aida Rafael Cavalcanti, Ema Rafael Cavalcanti, Enia Rafael Cavalcanti, Edival Barbosa Cavalcanti, Edneide Barbosa Cavalcanti, Edson Barbosa Cavalcanti, Edmilson Barbosa Cavalcanti, Elizabete Rafael Cavalcanti, Maria das Graças Rafael Cavalcanti e Edayse Rafael Cavalcanti.
No dia 2 de junho de 1950, juntamente com os seus familiares, foi surpreendida pela notícia do falecimento de seu pai e muitos anos depois, no dia 14 de setembro de 1970, foi a vez do falecimento de seu esposo.
Durante muitos anos residiu com os seus familiares na Rua das Moças, nº 1.157, no Bairro de Água Fria, possivelmente herança de seus pais.
“Conforme notícias dos jornais de sua época, dentre eles o Diário de Pernambuco, nº 275, ano 98, página 2, edição do dia 25 de novembro de 1922, era capitão da Guarda Nacional e residiu em diversos locais da cidade do Recife, dentre eles a Rua da Regeneração, no Chapéu do Sol, hoje Água Fria, e algum tempo depois onde se encontra a Rua das Moças.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/urbano-rafael-da-silva/. Acesso no dia 3 de julho de 2021)
Segundo informações existentes no livro C-170, pertencente ao Cartório do 4º Distrito Judiciária, tombo nº 98.622, página 213, da cidade do Recife, faleceu no Centro Hospitalar Albert Sabin no dia 21 de abril de 2010, aos 86 anos de idade, sendo depois disso sepultada por seus familiares no Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, no Bairro de Santo Amaro, na cidade do Recife.
BIBLIOGRAFIA:
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Urbano Rafael da Silva. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/urbano-rafael-da-silva/. Acesso no dia 3 de julho de 2021.
- WIKIPÉDIA. Beberibe. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Beberibe_(Recife). Acesso no dia 2 de agosto de 2023.
Pingback: Urbano Rafael da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Amara Vaz e Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Exgesso Rafael da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem