Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira está localizada na Avenida Projetada 1, s/nº, nas proximidades da Praça Francisco Genuíno Vieira, no Centro da vila de Ipiranga, a sede do Distrito de Ipiranga, distante 22 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira, em 2016.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.
Essa escola está credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096926.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e sobre a área do conhecimento em que se quer atuar.
Na Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

Nessa unidade de ensino, por conta de uma parceria com o Governo do Estado, para melhor atender aos estudantes da região, existe uma das extensões da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

2º. O BRASÃO:

Imagem do brasão da escola.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Essa unidade de ensino teve a sua primeira sala de aula construída em 1950, na gestão do Prefeito Manoel Araújo Marinho, que buscou recursos junto ao Governo do Estado para sua edificação.
Nesse período, havendo poucos recursos para serem investidos na educação, ao lado da sala de aula foi construído um pequeno cômodo, que servia para abrigar a sua professora.
Pouco tempo depois, conforme registro no Plano de Governo para o Município de Boa Viagem para os anos de 1963 a 1967, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, o Nezinho, temos um pequeno relato das dificuldades de seu funcionamento:

“Existe cinco prédios estaduais para escolas isoladas, sem funcionamento, dado precário estado de conservação no qual se encontram… Restauração e aparelhamento do Grupo Escolar Padre Antônio Correia de Sá, situado na sede do Município, bem como de mais cinco escolas isoladas, situadas nos povoados de Belmonte, Ipiranga, Santo Antônio, Guia e Boa Ventura, todas de propriedade do Estado, e que se encontram sem funcionar.” (COSTA, 1962: p. 4 – 5)

Durante esse tempo, sem possuir pessoal qualificado e suficiente para lecionar, essa unidade de ensino ofertava apenas os primeiros anos do Ensino Primário, obrigando aos filhos daqueles que tinham melhor situação financeira nessa região a estabelecerem residência na cidade.
Mais tarde, já na década de 1990, essa unidade de ensino passou a receber mais investimentos do Governo Municipal, recebendo a construção de novas salas de aula e adaptações para acomodar alunos das séries terminais, período em que passou a ser identificada pelo nome do Agropecuarista Manoel Genuíno Vieira como seu patrono, conforme registro existente em seu Projeto Político Pedagógico:

“Na década de 1990 essa escola passou por uma reforma, onde foram construídas mais 2 salas de aula para atender as turmas de 5ª e 8ª série. Em 1998 aconteceram várias mudanças como: A implantação da aceleração nos níveis de docência e reformas significativas no prédio da escola. No ano de 2005 essa escola foi novamente reformada, foram ampliadas mais em 3 salas de aula, 1 sala de leitura, 1 secretaria, 1 diretoria, 6 banheiros, sendo 1 acessível aos portadores de necessidades especiais.”

Nesse período, no dia 24 de março de 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, com recursos do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, essa unidade de ensino foi contemplada com a ampliação de uma sala de aula.

Imagem externa dessa unidade de ensino em 2000.

Mais tarde, no primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a ser a sede do território do Polo Seis, assumindo também a responsabilidade pelo território do Polo Sete nos primeiros meses de 2018.
Alguns anos depois, no dia 12 de janeiro de 2012, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, depois de muitos anos de espera, o corpo discente dessa unidade de ensino foi contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva coberta, que recebeu como patrono o nome de Antônio Argeu Nunes Vieira Filho, equipamento que é bastante utilizado para diversas atividades esportivas e pedagógicas na vila.
No dia 29 de outubro de 2019, na gestão do Vereador José Anchieta Paiva Chaves, essa unidade de ensino acomodou a primeira sessão itinerante promovida pela Câmara de Vereadores do Município na vila, onde foram ouvidas as demandas necessárias ao bem estar de sua população.

Imagem de seu ginásio, em 2015.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1950

Profª. Enaura Vieira de Andrade (Diretora Geral).

  • 1951 – 1955

Profª. Enaura Vieira de Andrade (Diretora Geral).

  • 1955 – 1959

Profª. Adami Camurça (Diretora Geral).

  • 1959 – 1963

Profª. Adami Camurça (Diretora Geral).

  • 1963 – 1967

Profª. Sebastiana Nunes de Lima (Diretora Geral).

  • 1967 – 1971

Profª. Sebastiana Nunes de Lima (Diretora Geral).

  • 1971 – 1973

Profª. Ana Oliveira Diniz (Diretora Geral).

  • 1973 – 1977

Profª. Ana Oliveira Diniz (Diretora Geral).

  • 1977 – 1983

Profª. Antônia Vieira da Silva (Diretora Geral).

  • 1983 – 1988

Profª. Antônia Vieira da Silva (Diretora Geral).

  • 1989 – 1992

Profª. Francisca Vieira de Freitas (Diretora Geral).

  • 1994 – 1996

Profª. Francisca Vieira de Freitas (Diretora Geral).

  • 1997 – 2000

Profª. Francisca Vieira de Freitas (Diretora Geral)¹.

  • 2001 – 2004

Profª. Rosângela Maria Oliveira Diniz Costa (Diretora Geral)²;
Prof. Antônio Cícero do Vale Dias (Coordenador Pedagógico);
Belzânia Vieira Diniz (Secretária).

  • 2005 – 2008

Prof. Ivandi Vieira da Silva (Diretor Geral)³;
Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Coordenadora Pedagógica);
Belzânia Vieira Diniz (Secretária).

  • 2009 – 2012

Prof. Antônio Cícero do Vale Dias (Diretor Geral)4;
Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Coordenadora Pedagógica);
Maria Zenilda Vieira Moreira (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Ivandi Vieira da Silva (Diretor Geral)5;
Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Coordenadora Pedagógica);
Luiza Cleide Lobo de Alencar (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Cristiane Bezerra Oliveira (Diretora Geral)6;
Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Coordenadora Pedagógica);
Luiza Cleide Lobo de Alencar (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósitos: 1
  3. Sala de direção: 1
  4. Sala de professores: 1
  5. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 3
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 1
  5. Quadra coberta: 1
  6. Salas de aula: 5
  7. Sala de leitura: 1

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira, que está ao lado de uma praça e da unidade de saúde da vila, em 2016.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7001 (Gabinete da Prefeitura).
  • E-mail:
  1. eefmanoelgenuinovieirabv@hotmail.com

Nota: ¹ Foi substituída nos primeiros meses de 1998 pela Profª. Rosângela Maria Oliveira Diniz Costa, que concluiu o mandato;
² Foi substituída pelo Prof. Antônio Cícero do Vale Dias nos primeiros meses de 2003, que concluiu o mandato;
³ Foi substituído pelo Prof. Antônio Cícero do Vale Dias nos primeiros meses de 2003, que concluiu o mandato;
4 Foi substituído pelo Prof. Ivandi Vieira da Silva nos últimos meses de 2011, que concluiu o mandato;
5 Foi substituída pela Profª. Simone Soares da Cruz nos últimos meses de 2013, que permaneceu até os primeiros meses de 2015, sendo substituída pela Profª. Maria Lindomar Bezerra de Oliveira, que concluiu o mandato;
6 Foi substituída pela Profª. Erica Maria Vieira de Freitas nos últimos meses de 2018.