AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva está localizada na Rua Sebastião Alves da Silva, nº 68, no Bairro de Nossa Srª de Fátima, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Esse equipamento público, pertencente ao Governo do Município, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.
A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:
Essa unidade de ensino, que anteriormente foi denominada de Escola de Ensino Fundamental Mirian Brito Fialho, teve a sua nomenclatura regulamentada na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei nº 767, de 4 de outubro de 2001.
Alguns anos depois, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, orientado pelo Ministério Público através do promotor da comarca, Dr. Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, por força da lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que trata sobre a proibição da utilização do nome de pessoas vivas em edifícios públicos, bem como no que está escrito no artigo nº 14 da Lei Orgânica do Município, a Escola de Ensino Fundamental Mirian Brito Fialho teve o seu nome revogado e alterado através da lei n° 1.082, de 4 de março de 2011, para Escola de Ensino Fundamental Benjamim Alves da Silva.
“Art. 14 – É vedado ao Município: VIII – Atribuir nome de pessoa viva a rua, praças, logradouros públicos, pontes, viadutos, reservatórios d’água, praças de esporte, estabelecimentos de ensino, hospitais, maternidades, auditórios, salas, distritos e povoados.”
Essa escola está credenciada pelo CEC – o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP – o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096977.
AS MODALIDADES DE ENSINO:
Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:
- Ensino Fundamental.
OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:
A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva possui dois símbolos que a identificam, são eles:
1º. A BANDEIRA:
O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva foi criado em 2015 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.
2º. O BRASÃO:
O brasão da Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva foi criado em 2015 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.
O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:
- A coruja: Essa pequena ave é a soberana da noite, que para os gregos era o horário propício para o exercício da reflexão. Para muitos povos ela representa o mistério, a inteligência, a sabedoria e o conhecimento. Ela tem o poder de enxergar na escuridão, conseguido ver onde os outros não conseguem. A coruja simboliza o conhecimento racional e no brasão ela está de braços abertos para acolher a todos que a procuram.
- O escudo: Abaixo da coruja está o escudo, que é uma arma de defesa e serve para proteger contra os golpes do inimigo. Nesse sentido a escola é um espaço de refúgio para o seu corpo discente.
- O livro e a pena: No centro do escudo encontra-se um livro sendo escrito por uma pena. Representa a constante atividade docente de seus professores, que tentam dia-a-dia deixar coisas boas na mente de seus alunos.
- A data: No escudo existe o registro do ano em que a escola foi entregue a essa comunidade.
A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:
A estrutura física da Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva foi construída em 1990, mas iniciou as suas atividades acadêmicas no dia 2 de fevereiro de 1991, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, que depois passou a ser o seu patrono.
Logo que essa unidade de ensino foi construída ela recebeu o nome de Creche Comunitária Mirian Brito Fialho, nome da esposa do Dr. Vicente Cavalcante Fialho, até então Ministro de Minas e Energia no governo do Presidente Dr. José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, popularmente conhecido como “José Sarney”.
Nessa época essa escola dispunha de uma estrutura que tinha apenas duas salas de aula, dois banheiros, uma cozinha e uma secretaria, que eram adaptadas para receber uma clientela de crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade.
No primeiro semestre de 1996, na gestão do Prefeito Antônio Argeu Nunes Vieira, desejando atender a demanda das crianças carentes do bairro, essa escola passou por uma grande ampliação física, onde foram construídas mais quatro salas de aula.
Nos primeiros meses de 1997, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, o Major Carneiro, aconteceu uma importante mudança na forma de seleção dos componentes do Núcleo Gestor dessa escola.
Nessa época, semelhantemente as escolas da rede estadual, de forma democrática, a diretora dessa instituição foi escolhida por sufrágio direto dos pais, alunos, professores e funcionários da escola, concorrendo nesse pleito a Profª. Terezinha Fernandes de Melo, que atingiu uma maior quantidade de sufrágios frente ao nome do Prof. Francisco Waldemir Uchôa Marinho.
Ainda nessa gestão, nos primeiros meses de 1998, essa escola passou por uma nova reforma em suas salas de aula no intuito de receber duas turmas de alunos da UECE – a Universidade Estadual do Ceará.
Esses alunos eram professores da rede municipal que se preparavam no intuito de adequar o Município de Boa Viagem as exigências da lei nº 9.394, de 26 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
“Para o avanço e progresso da nossa educação, o então prefeitos, Dr. Francisco Vieira Carneiro, o Major… assinaram convênio com a Universidade Estadual do Ceará – UECE – com a finalidade de ser instalado aqui um curso de Pedagogia… tendo o curso funcionado na Escola Mirian Brito Fialho, no Bairro de Fátima.” (NASCIMENTO, 2002: p. 143)
Nos primeiros meses de 2002, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa escola passou por uma nova reforma e teve a sua estrutura física ampliada depois da construção de mais uma sala de aula e de um galpão coberto, que serve de espaço de lazer para os seus alunos.
Nos últimos meses de 2007, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, essa unidade de ensino foi contemplada com a construção da Quadra Poliesportiva Francisco Alves Feitosa, que possui grande utilidade para os alunos e os moradores do bairro.
Segundo informações contidas no Projeto Político Pedagógico da escola, página 3, em 2005, graças ao crescimento populacional dos bairros dessa área da cidade, essa escola sentiu a necessidade de expandir o seu número de salas e para isso solicitou o espaço existente em anexo do Convento das Irmãs do Cenáculo da Caridade:
“Houve a necessidade do acréscimo de salas de aula, não sendo possível, criou-se um anexo no Cenáculo da Caridade para atender a 10 turmas de séries iniciais.”
Esse pequeno espaço, que é denominado de Centro de Educação Infantil Casa de Acolhida Alegria de Viver, funcionou como anexo dessa escola até 2010, quando passou a ter o seu próprio núcleo gestor.
No dia 17 de janeiro de 2023, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, depois de ter recebido uma ampla reforma, no auditório do Núcleo de Arte e Cultura José Assef Fares, ocorreu o lançamento das escolas integrais do Município de Boa Viagem, onde essa unidade de ensino foi uma das escolhidas pelo Governo Municipal:
“A educação pública de Boa Viagem escreveu mais um capítulo importante de sua história. Na manhã desta terça-feira (17), no Núcleo de Artes Educação e Cultura – NAEC, foi realizado o lançamento oficial do programa Escola Tempo Integral. Estiveram presentes no evento, os profissionais de educação que comporão as 04 escolas contempladas, o Prefeito Régis Carneiro; a Primeira-dama Fabíola Bezerra; Secretária da Educação, Profª Francisca Sampaio; técnicos da SEDUC-BV, dentre outras autoridades políticas e educadores. Boa Viagem já contava com 03 creches em Tempo Integral, totalizando 263 alunos, agora passará a ter mais quatro instituições que após análise em toda Rede Municipal de Ensino foram selecionadas pela Secretaria da Educação. Sendo elas: EEF Benjamim Alves da Silva – Ensino Fundamental Anos Finais; EEF Francisco José Vieira – Ensino Fundamental Anos Finais; EEF Manoel João da Silva – Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e EEF Padre Paulo de Almeida Medeiros – Ensino Fundamental Anos Iniciais. Totalizando 845 alunos. A Educação Integral tem como objetivo desenvolver todos os aspectos humanos dos nossos estudantes: físico, emocional, intelectual e o expressivo, com a intenção de formar um ser humano mais equilibrado e com toda a sua potencialidade e capacidade desenvolvidas.” (FACEBOOK, 2023: Disponível em https://www.facebook.com/prefeituradeboaviagemce. Acesso no dia 2 de fevereiro de 2023)
AS EQUIPES DE GESTÃO:
A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.
- 1991 – 1992
Profª. Rosália Almeida Teixeira (Diretora).
- 1993 – 1996
Profª. Rosilene Gomes da Silva (Diretora).
- 1997 – 2000
Profª. Terezinha Fernandes de Melo (Diretora);
Profª. Aldeniza Gomes da Silva (Coordenadora Pedagógica).
- 2001 – 2004
Profª. Terezinha Fernandes de Melo (Diretora);
Profª. Francisca Antônia Sampaio da Silva¹ (Coordenadora Pedagógica);
Irismar Alves dos Santos (Secretária).
- 2005 – 2008
Profª. Clycia Magda Rocha Alves² (Diretora);
Prof. Francisco Waldemir Uchôa Marinho (Coordenador Pedagógico);
Irismar Alves dos Santos (Secretária).
- 2009 – 2012
Prof. Ivan Torres da Fonseca (Diretor);
Profª. Rosângela Maria Oliveira Diniz Costa³ (Coordenadora Pedagógica);
Elias Rodrigues da Silva (Secretário).
- 2013 – 2016
Prof. Ivan Torres da Fonseca5 (Diretor);
Profª. Olga Jales Fernandes Vieira4 (Coordenadora Pedagógica);
Prof. Fernando de Melo Facundo (Especialista em Planejamento);
Mônica Matias Costa (Secretária).
- 2017 – 2020
Prof. João Paulo Araújo da Silva (Diretor);
Profª. Maria Venâncio Santiago (Coordenadora Pedagógica);
Elias Rodrigues da Silva (Secretário).
- 2021 – 2024
Prof. Lindomar Fonseca Leite (Diretor);
Profª. Francisca Rocinalda de Araújo Ramos (Coordenadora Pedagógica);
Irismar Alves dos Santos (Secretária).
A ESTRUTURA FÍSICA:
Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva possui a seguinte estrutura:
- Setor Administrativo:
- Cantina: 1
- Depósitos: 2
- Sala de direção: 1
- Sala de professores: 1
- Sala de secretaria: 1
- Setor Acadêmico:
- Banheiros: 3
- Laboratório de ciências: 1
- Laboratório de informática: 1
- Pátio aberto: 1
- Pátio coberto: 2
- Playground: 1
- Quadra coberta: 1
- Salas de aula: 6
- Sala multifuncional: 1
O CONTATO:
Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Benjamim Alves da Silva são os seguintes:
- Telefone:
- 88.99670-6269 (Celular);
- 88.3427-1707 (Orelhão).
- E-mail:
- eefbenjamimalvesdasilva@hotmail.com
BIBLIOGRAFIA:
- FACEBOOK. Educação de Boa Viagem entrando para a história. Disponível em https://www.facebook.com/prefeituradeboaviagemce. Acesso no dia 2 de fevereiro de 2023.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Nota: ¹ Substituída em 2002 pela Profª. Maria Célia Alves da Costa e depois, em 2004, pela Profª. Rosângela Maria Oliveira Diniz;
² Substituída em 2006 pela Profª. Irismar Alves dos Santos;
³ Substituída pela Profª. Olga Jales Fernandes Vieira;
4 Substituída pela Profª. Rosângela Maria Oliveira Diniz Costa;
5 Substituído em 2015 pela Profª. Ana Cleci Farias Campêlo.
Pingback: Bairro de Nossa Srª de Fátima | História de Boa Viagem
Pingback: EDUCAÇÃO | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Rosary Pereira | História de Boa Viagem
Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem
Pingback: Benjamim Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Rosana Clotilde Vieira Fernandes | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Sérgio Vieira Fernandes | História de Boa Viagem
Pingback: Rosa Vieira Fernandes | História de Boa Viagem
Pingback: Fernando Antônio Vieira Assef | História de Boa Viagem
Pingback: João Martins de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Luís Alves Batista | História de Boa Viagem
Pingback: Sidônio Fragoso Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Argeu Nunes Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Edson Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: José Martins da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Marques Dias de França | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Soares Ximenes | História de Boa Viagem
Pingback: David Vieira Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Pereira Batista | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Lúcia Costa Campos | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco de Assis Alves Facundo | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Sebastião Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Deonete Vieira da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Quadra Poliesportiva Francisco Alves Feitosa | História de Boa Viagem
Pingback: Eduardo Patrício de Almeida | História de Boa Viagem
Pingback: Jacob Carneiro de França Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Valdeni Vieira da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Polo Doze | História de Boa Viagem
Pingback: Convento das Irmãs do Cenáculo da Caridade | História de Boa Viagem