Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro estava localizado na Avenida São Vicente de Paulo, nº 175, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro, em 2010.

Esse equipamento da saúde pertencia ao Governo do Estado e era gerenciado em regime de parceria com a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Boa Viagem.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Esse importante equipamento da saúde, que serviu a população boa-viagense por quase meio século nunca recebeu a regulamentação de sua nomenclatura oficial pela Assembleia Legislativa.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E A SUA FINALIDADE:

A propriedade onde foi construída esse equipamento foi doada ao Governo do Estado na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro – o Major Carneiro, através da lei nº 188, de 14 de setembro de 1973.
Algum tempo depois, no dia 6 de setembro de 1978, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, o Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro foi inaugurado tendo por finalidade diminuir o número de pessoas que buscavam atendimento no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima.

Imagem do Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro, em 1980.

Durante muitos anos a população da cidade foi beneficiada com campanhas de vacinação e atendimento médico de menor complexidade, sendo também o local para entrega de leite para pessoas carentes e a vacinação de animais domésticos.
Passado alguns anos sem receber nenhuma grande reforma a estrutura física do centro de saúde foi se deteriorando, fazendo com que o Governo do Município, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, buscasse recursos junto ao Governo Federal para construção de uma UBS, que foi denominada de Unidade Básica da Saúde Rita Alves de Sales, uma estrutura mais ampla e confortável para os seus usuários.
Mesmo com essa justificativa por parte do Governo Municipal algumas pessoas da oposição não aprovaram a nova construção, entenderam que esse posto deveria ter sido reformado e a nova unidade básica da saúde deveria ter sido colocada em outro bairro, pois entendiam que a destruição desse posto se configurou em desperdício de recursos públicos.
Por fim, mesmo com essa insatisfação, o velho posto foi demolido entre os dias 10 e 12 de maio de 2016, dando espaço para um novo e mais moderno equipamento da atenção primária da saúde.

Imagem do Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro, em 2010.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a equipe do Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro possuía a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cozinha: 1
  2. Farmácia: 1
  3. Laboratório: 1
  • Setor de Atendimento:
  1. Banheiros: 2
  2. Consultório médico: 2
  3. Consultório odontológico: 1
  4. Sala de espera: 1
  5. Sala de curativo: 1
  6. Sala de imunização: 1

Imagem do Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro, em 2014.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a equipe do Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro era o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-2148 (Orelhão).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.& CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.