AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Cemitério dos Inocentes da Barra dos Moreiras é uma necrópole particular, classificada como rural, que está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga, distante 25 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Um cemitério, ou necrópole, é um lugar onde são sepultados os cadáveres humanos, e na maioria dos casos também são lugares de prática religiosa.
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
Essa necrópole, até os dias de hoje, ainda não possui uma nomenclatura regulamentada pelo poder público.
A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:
Segundo registros da tradição oral, por volta de 1851, nesse local, havia uma frondosa árvore que costumava servir de sombra para quem passava por esse caminho até que, certo dia, um grupo de tangerinos sentou para descansar esperando o gado que mansamente pastava, quando um deles inesperadamente faleceu de um mal súbito, provavelmente uma sincope cardíaca.
Depois desse susto, distantes de suas casas, os seus companheiros resolveram dar-lhe sepultura nesse local, fincando uma cruz de aroeira com as iniciais do seu nome e a data de seu falecimento.
Mais tarde, aos poucos, antes da construção do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, às mulheres que davam à luz em suas próprias casas, ao perderem os seus infantes, tornaram esse local, que era dentro da propriedade do casal Francisco Moreira de Oliveira e Amélia Moreira de Oliveira, em uma pequena necrópole.
Nessa época, era comum existir em uma localidade um pequeno espaço para o sepultamento dos bebês, que a crendice popular costuma chamar erroneamente de “anjos”.
AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
As principais características do Cemitério dos Inocentes da Barra dos Moreiras, no Distrito de Ipiranga, são as seguintes:
- Administração: Particular.
- Altitude: 442 m.
- Área:
- Contato:
- Coordenadas: (S) 05º 15′ 39,6″ (W) 039º 54′ 50,8″.
- Propriedade:
- Tipo: Particular.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: OS CEMITÉRIOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem