Barraca do Elmo Doth

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Barraca do Elmo Doth é uma casa de espetáculos que está localizada na Rua Agronomando Rangel, nº 7, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Barraca do Elmo Doth, em 2021.

Uma casa de espetáculos, também chamada de casa de eventos ou de shows, casa noturna ou apenas clube são as denominações dadas a qualquer local utilizado para a realização de apresentações musicais, onde as pessoas costumam geralmente dançar, consumir bebidas alcoólicas e se divertir.

“Variam em localização e tamanho, indo de conchas acústicas e coretos a estádios esportivos. Tipicamente, diferentes tipos de casas hospedam diferentes gêneros musicais. Apresentações de música clássica geralmente ocorrem em salas de concerto, conchas acústicas e casas de ópera, enquanto gêneros como rockdance e pop são apresentados em casas noturnas, pubs e discotecas.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_espet%C3%A1culos. Acesso no dia 13 de fevereiro de 2021)

A HISTÓRIA DE SUA ORGANIZAÇÃO:

Esse clube arrasta uma tradição da Cabana dos Doth’s, uma famosa casa de espetáculos que é ligada a uma família de músicos que há muitos anos residem na cidade de Boa Viagem, sendo que alguns deles já fizeram parte da Banda Municipal de Música João Xavier Guerreiro ou vivem em carreira solo.

“A Banda Municipal de Música João Xavier Guerreiro é uma banda de concerto que é financiada com recursos da Prefeitura Municipal de Boa Viagem, sendo as suas atividades coordenadas pela Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, tendo a sua sede provisória no Núcleo de Arte e Cultura José Assef Fares, que está localizado na Rua Padre Pedro Vitorino Dantas, nº 311, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/banda-municipal-de-musica-joao-xavier-guerreiro/. Acesso no dia 13 de fevereiro de 2021)

Em 2012, depois de retornar da capital paulista, um dos herdeiros dessa tradicional família resolveu criar o seu próprio espaço de eventos, surgindo assim a Barraca do Elmo Doth, que aos domingos costuma promover o tradicional “Forró dos Velhos”, uma referência aos seu estilo de música e público.
Distribuído em uma área de 414,81 m², o clube dispõe de alvará de bombeiros e é próprio para receber confortavelmente 100 pessoas.

Imagem da Barraca do Elmo Doth, em 2021.

Já esteve em seu palco alguns artistas de renome local e regional, sendo eles: Elmo Doth, Cachorrão do Brega, Fernando Pisadinha, Montine, Luís Paulo, Honorato Silva, Forró Forrado, Otílio Moura e outros.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Barraca do Elmo Doth possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Bar: 1
  3. Cozinha: 1
  • Setor Social:
  1. Banheiro: 2
  2. Bilheteria: 1
  3. Dancing: 1
  4. Estacionamento: 1
  5. Palco: 1

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

O funcionamento do clube ocorre regularmente aos finais de semana da seguinte forma:

  • Domingo: Das 13h às 18h.

O CONTATO:

O canal de comunicação com os proprietários da Barraca do Elmo Doth é o seguinte:

  • Telefones:
  1. 88.99975-7847.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Banda Municipal de Música João Xavier Guerreiro. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/banda-municipal-de-musica-joao-xavier-guerreiro/. Acesso no dia 13 de fevereiro de 2021.
  4. WIKIPÉDIA. Casa de Espetáculos. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_espet%C3%A1culos. Acesso no dia 13 de fevereiro de 2021.

1 pensou em “Barraca do Elmo Doth

  1. Pingback: Relação dos clubes e casas de shows existentes no Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

Deixe um comentário