A ATENÇÃO TERCIÁRIA

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A coordenação da atenção terciária que atende aos habitantes do Município de Boa Viagem está localizada na Rua Célio Martins, nº 736, no Bairro da Imaculada Conceição, na cidade de Canindé.

Imagem do Hospital São Francisco, em Canindé.

A atenção da saúde de terceiro nível, que também é chamada de atenção terciária, é integrada pelos serviços ambulatoriais e hospitalares especializados de alta complexidade:

“As macrorregiões são formadas por um conjunto de regiões que convergem para os pólos terciários de Fortaleza, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri. A Atenção Terciária é constituída por serviços ambulatoriais e hospitalares especializados de alta complexidade e alto custo, tais como serviços de urgência e emergência, atenção à gestante de alto risco, cardiologia, oncologia, neurologia e atenção ao paciente grave. Garante o acesso à quimioterapia, radioterapia, terapia renal substitutiva, exames hemodinâmicos, medicina nuclear, radiologia intervencionista e exames de diagnose de maior complexidade. Assegura também tratamento intensivo, como serviços de urgências clínicas e cirúrgicas e, traumatologia e ortopedia proveniente de traumas, nas 24 horas.” (S.N.T)

O sistema público de saúde do Estado do Ceará está dividido em polos macrorregionais, sendo que a região do Sertão Central está na 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, que é composta pelos seguintes Municípios: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.
Diante desse fato, os pacientes do Município de Boa Viagem com maior gravidade em seu estado de saúde são imediatamente encaminhados de ambulância para os Municípios que possuem unidades hospitalares com melhores condições de socorro.

OS HOSPITAIS MANTIDOS PELO GOVERNO DO ESTADO:

O Governo do Estado Ceará mantêm os seus hospitais de maior complexidade nos Municípios que considera mais desenvolvidos, sendo alguns deles:

  • Na cidade de Fortaleza:
  1. O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – HSM;
  2. O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM;
  3. O Hospital Geral de Fortaleza – HGF;
  4. O Hospital Geral César Cals – HGCC;
  5. O Hospital Geral Waldemar Alcântara – HGWA;
  6. O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar – HMJMA;
  7. O Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS;
  8. O Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ;
  9. O Instituto Dr. José Frota – IJF.
  • Na cidade de Quixeramobim:
  1. O Hospital Regional do Sertão Central – HRSC.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A história da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso no dia 19 de março de 2020.

Uma ideia sobre “A ATENÇÃO TERCIÁRIA

  1. Pingback: A ATENÇÃO SECUNDÁRIA | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta